Bombeiro é atingido por 1 pneu na BR 476 e segue para Curitiba

 Bombeiro é atingido por 1 pneu na BR 476 e segue para Curitiba

Um soldado do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul foi atingido quando prestava atendimento. O acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (09/01), por volta das 12h15, na Rodovia do Xisto – BR-476, entre a localidade do Santana e o centro de São Mateus do Sul. Após estabilizado, ele foi levado para o Hospital Cajuru, da capital paranaense.

A reportagem do Portal e rádio Cultura Sul FM apurou que um automóvel Fiat Strada, com placas de São João do Triunfo, foi sair do Posto Marin, na localidade do Santana. O carro atravessou na frente de um caminhão (caçamba) que seguia sentido Curitiba/PR. O caçambeiro tentou tirar o caminhão para o lado contrário da pista, tentando evitar a colisão, mas não obteve êxito.

Poucos minutos após a batida, o Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul já estava no local, prestando os primeiros socorros para o condutor da Fiat Strada. Nesse momento um caminhão com câmara fria, segundo relatos apurados, que seguia sentido a União da Vitória, ao passar pelo acidente teve a roda traseira desprendida. Esse rodado, solto, acabou atingindo um dos socorristas que atendia à ocorrência.

O bombeiro atingido caiu imediatamente com a batida. Logo após, os outros socorristas prestaram atendimento a ele. Sendo imobilizando e colocando na viatura dos bombeiros, juntamente com a vítima da Fiat Strada. Ambos foram conduzidos ao Pronto Atendimento do município, “em estado de grande urgência”, conforme a corporação.

Imediatamente, o Tenente Felipe, responsável pelo Corpo de Bombeiros do município de São Mateus do Sul, iniciou contato com o transporte aeromédico de Curitiba/PR. Visando remover o soldado Higor Andrei de Andrade, de 25 anos. Por volta das 15h, a aeronave desceu na cidade e fez o transporte do socorrista ferido para o Hospital Cajurú da capital.

As informações do Corpo de Bombeiros são de que o soldado Higor Andrei de Andrade teve ferimentos no corto contuso (lesões causadas por objetos contundentes e cortantes que causam feridas superficiais ou profundas, irregulares e retraídas, com bordos traumatizados). Atingindo o crânio e a face e, conforme o tenente da corporação, o socorrista apresentou quadro de ‘aminesa lacunar e rigidez abdominal’. Por isso, foi necessário contato com o SAMU de São Mateus do Sul para remover Andrade até o helicóptero, que seguiu para Curitiba/PR.

A reportagem do Portal, ainda, conseguiu apurar que o trabalho do Corpo de Bombeiros foi essencial na ocorrência do acidente. Todos os procedimentos de sinalização da via foram realizados pelos socorristas, com cones e sinalizações, e os todos estavam equipados com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) corretamente, segundo a corporação.

De acordo com o Tenente Felipe, os bombeiros já estavam atendendo à vítima do acidente dentro da ambulância e, quando os socorristas estavam fazendo o “rolamento” para a vítima da Strada não se asfecciar com o próprio vômito, o soldado Higor foi pegar os dados do caminhão e do automóvel. Em seguida, alguém gritou “acertou o bombeiro”, os outros socorristas, da ambulância, se depararam com o colega de trabalho caído. Imediatamente, prestando socorro ao mesmo.

Ainda, a reportagem obteve os depoimentos dos soldado Zareski e Benhur que contaram, ao escutar, “o pneu acertou o bombeiro”, terem, repentinamente, se dirigido até o colega para prestar o atendimento. “Nós se deparemos com o Higor caído na frente de uma das viaturas, totalmente confuso e não sabendo o que tinha acontecido, com uma amnesia sem se lembrar. Também já apresentou lesões na face e na cabeça” comenta o socorrista que o atendeu.

Veja um vídeo no momento do acidente, clicando aqui!

Por sua vez, o motorista do caminhão que teve a roda desprendida, disse que o caminhão passou por manutenção nesta terça-feira (08/01). O soldado Benhur conta que o motorista do caminhão ainda informou que quando viu a sinalização do acidente, freou o caminhão. Nesse momento a roda se soltou e atingiu o bombeiro.

O comandante ressaltou que a corporação de São Mateus do Sul possui 21 bombeiros, sempre disponíveis em plantões e trabalhos para auxiliar a população. “Os bombeiros passam muito tempo no quartel. Eu mesmo fico de segunda a sexta e se tornamos uma família unida”, frisa o tenente. “Nós damos a nossa vida para salvar a vida dos outros. Se preparamos para tudo: água, fogo, fumaça e acidentes. Porém, em um momento em que menos esperamos, as coisas acontecem, como foi esse caso”, analisa.

Por fim, Felipe relatou que o soldado Higor já é um guerreiro, já venceu o câncer duas vezes, passando por tratamentos específicos. O socorrista ferido voltou a trabalhar no mês de novembro de 2018.e mencionou que ele tem um filho pequeno. O tenente, também, agradeceu o comandante do Corpo de Bombeiros de Irati por disponibilizar uma viatura e uma equipe para o transporte da família do soldado Higor para Curitiba/PR. Visando prestar auxílio ao bombeiro.

Veja o vídeo no momento que o Helicóptero levava o soldado para Curitiba! Clique aqui!

Da redação com informações do Corpo de Bombeiros

Últimas notícias

Leave a Reply