Aumento do consumo de água já provoca até rodízio no Paraná

Com dias de calor intenso Sanepar pede que consumidor utilize água com racionalidade

0
88

Os dias de calor intenso neste mês de dezembro faz aumentar o consumo de água tratada e tem efeito no abastecimento em algumas regiões do Paraná. Em Pato Branco, no Sudoeste, a Sanepar  precisou implantar um sistema de rodízio no fornecimento de água da cidade desde o dia 21 de dezembro.
A medida foi tomada em razão da produção de água não atender a demanda da cidade e do aumento do consumo. O fechamento dos setores acontece das 13 às 18 horas nas regiões programadas e deve  terminar apenas amanhã. A cada dia uma região ficou sem água no horário determinado.


No meio do mês, o aumento do consumo também prejudicou o abastecimento na Grande Curitiba, em cidades como  Curitiba, Colombo, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande e Pinhais.


Litoral


A Sanepar alerta quem se prepara para passar o fim de semana e a virada de ano no Litoral para que use a água de forma racional, evitando desperdícios. Neste período de maior consumo a companhia aumenta a produção diária de água de 30 milhões de litros para mais de 80 milhões de litros, com as estações operando 24 horas por dia.


“Estamos preparados para o aumento do consumo, mas é importante que as pessoas adotem medidas de cuidado ambiental com a água, sem desperdícios”, destaca o gerente regional da Sanepar no Litoral, Arilson Mendes.


Ele destaca que, principalmente entre 29 de dezembro e 2 de janeiro, o sábado e a quarta-feira, a população deve evitar lavar calçadas e carros. Outra orientação é não trocar a água de piscinas, mesmo das pequenas. 

Dicas de uso racional da água


Não é necessário trocar a água da piscina diariamente. Para manter a qualidade da água basta adicionar água sanitária com 2% de cloro ativo, o que é suficiente para deixá-la livre de bactérias e sem aspecto sujo e esverdeado.


Mas atenção deve ser utilizada água sanitária pura, sem aromatizantes e detergentes. Todos os dias, adicionar 10 ml de água sanitária para cada 100 litros de água, ou 100 ml de água sanitária para cada mil litros de água. Após colocar o produto, aguardar pelo menos uma hora para utilizar a piscina.


Outra medida importante é cobrir a piscina quando não estiver em uso. A capa ajuda a mantê-la limpa, evitando a entrada de sujeira, pó, folhas e insetos.


também é importante é fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba, ensaboa as mãos ou a louça para evitar o desperdício de água. A ducha deve ser rápida. O chuveiro aberto por cinco minutos libera 70 litros de água.


A Sanepar também orienta a limpar as calçadas com vassoura, folhas e outros dejetos. A água da mangueira não deve ser utilizada para “varrer” a sujeira.


Evite lavar o carro com o uso da mangueira. Utilize um balde, que o consumo será muito menor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome