Dia 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate

 Dia 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate

O chocolate é quase que uma paixão mundial, tamanho o desejo das pessoas por ele, que essa iguaria, ganhou uma data especial no calendário, para ser lembrado, e está data é hoje, dia 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate. A palavra chocolate, de origem grega, significa “alimento dos deuses”, sendo ele quase que um. O sabor é capaz de curar tristezas, angústias e trazer a sensação de bem-estar. Afinal, a vida fica melhor quando está mais doce.

Segundo relatos o chocolate foi descoberto no coração da América do Sul. Primeiro, foram os maias, depois os astecas, e então vieram os europeus. O mundo todo se rendeu ao sabor inconfundível do chocolate. O doce feito do cacau libera duas substâncias, a serotonina e a endorfina, que nos deixam mais calmos e mais bem-humorados. É essa mistura inebriante que nos dá a sensação de estarmos apaixonados.

A nutricionista Camila Pimentel Krug, explica que existem diversos tipos de chocolates: meio amargo, ao leite, branco, mas o consumo de chocolate deve ser consciente e equilibrado. “Estudos apontam que em específico o chocolate 70%, aponta um menor risco em desenvolver Acidente Vascular Cerebral (AVC), isso porque esse chocolate possui 70% de cacau em sua composição e 30% de outros ingredientes, mas fique atento ao rótulo, pois em diferentes marcas a composição 70% pode não ser apenas de cacau, então conferir os ingredientes é um ato essencial”, lembrou Camila.

Nutricionista Camila Pimentel Krug da dicas no Dia Mundial do Chocolate

Ela explicou que o cacau é a matéria prima para a produção de chocolate e possuem alguns benefícios dentre eles no cacau é encontrado uma substância chamada flavonoides que são compostos bioativos que agem como protetor cardiovascular, por isso, afirma-se que reduz o risco de aterosclerose que consiste na formação de placas de gordura (acúmulo) nos vasos sanguíneos que podem então desencadear um AVC.

“Ele também possui antioxidantes, ajuda a combater o colesterol ruim (LDL), ajuda na reposição de perdas energéticas, e ajuda na redução do estresse por este motivo também é o aliado de nós mulheres no período de TPM”. Camila afirmou que sim, é possível colocar o chocolate na sua dieta. “Você pode colocar o chocolate nada sua rotina alimentar quando ingerido com moderação, em torno de até dois quadradinhos por dia, lembrando que os benefícios são associados no conjunto da sua dieta, então uma dieta balanceada e diversificada auxiliará ainda mais”, explicou.

A nutricionista comentou que o ideal seria consumir o chocolate 70% cacau, porém não agrada a todos os paladares por ser mais amargo, então fica a dica de consumir o de sua preferência, mas com moderação. “Não se prive de consumir o que tem vontade, o segredo de uma boa alimentação é o EQUILIBRIO, nenhum alimento por si só, afeta sua saúde, e sim o conjunto de escolhas alimentares erradas”, frisou.

Da redação Cultura Sul

Últimas notícias