Prefeito Alan e secretário Irajá Raphael trouxeram informações para Antônio Olinto e região.

 Prefeito Alan e secretário Irajá Raphael trouxeram informações para Antônio Olinto e região.

O Cultura Sul Notícias, recebeu na quinta-feira, (18/03), o prefeito de Antônio Olinto, Alan Jaros e o secretário de educação, esporte e cultura do município, Iraja Raphael, que trouxeram informações sobre a volta às aulas no município, sobre esporte, investimentos em várias áreas do município, e sobre o decreto estadual que foi prorrogado até dia 01 de abril.

Na entrevista o prefeito Alan, comentou sobre a importância da população ter compreensão nesse momento, seguindo as regras previstas no decreto, com distanciamento e o uso do álcool em gel. “É importante se cuidar, é melhor seguir à risca o decreto do que ter alguém da família ou um amigo precisando de um leito de hospital mais tarde. Evitem aglomerações, entendemos os comerciantes, mas pedimos que todos façam a sua parte”, pediu.

Prefeito contou ainda que está em contato direto com laboratórios para tentar conseguir comprar vacinas para toda população, mas ainda é uma tratativa. “Estamos conversando, analisando, para fazer tudo da melhor forma”, disse. Alan contou ainda que nesta sexta-feira, (19/03), é feriado em Antônio Olinto, dia do padroeiro da cidade, São José.

Na entrevista, o secretário, Raphael aproveitou para explicar sobre o retorno das aulas no município, que neste momento vão continuar remotas, com vídeos aulas e com a integração via whats app. “Sabemos do valor do professor próximo, a explicação é diferente, mas devido a pandemia não tem como retornar nesse momento. Vemos pelo estado, que tentou voltar por três vezes com as aulas presenciais, mas acabaram voltando atrás”, disse.

Em relação a falta de professores, ele contou que devido a lei em vigor, assim como nos demais municípios da região, só podem ser contratados servidores na área de educação pelas vagas de vacância, que é quando professores se aposentam ou por exoneração. Quanto ao transporte dos alunos, ele relembrou que foi conversado com os prefeitos da região, e todos, em comum acordo, decidiram não iniciar esse transporte de alunos nesse momento da pandemia.

Quanto as pastas de esporte e cultura, Raphael disse que a casa da cultura, já está sendo organizada e conta com um funcionário para apresentar os objetos que lá se encontram. “Muitas pessoas disseram também que a nossa banda municipal acabou, mas não acabou, é uma tradição em nosso município e agora não tem como juntar as crianças devido a aglomeração, por isso parou nesse momento”, contou.

No esporte, ele falou sobre projetos de eventos votados a corrida de rua, passeios ciclísticos e sobre a escolinha de futebol que carinhosamente foi batizada como: “Dois toques”, que segue dois pontos cruciais: primeiro toque, incentivo a prática esportiva e segundo toque, é o aluno ir bem na escola. “Tanto o menino como a menina para ir na escolinha, precisa estar bem na escola, é uma forma de incentivar ao estudo”, explicou Raphael.

Muitas novidades na área de turismo foram repassadas. “Essa semana, a nossa região passou a ser oficialmente a 15ª região turística do estado, isso vai fazer com aconteça muito desenvolvimento nesse setor, pois é possível fazer projetos para desenvolver o turismo. Antônio Olinto tem muito a ser explorado, com cachoeiras, turismo religioso, turismo rural”, contou o secretário.

A 15ª região turística abrange, Antônio Olinto, São Mateus do Sul, Paulo Frontin, Paula Freitas, União da Vitória, Porto Vitória, General Carneiro, Bituruna e Cruz Machado integram a nova RT. O turismo religioso, de inverno e de natureza são algumas das áreas a serem “exploradas”, pelas cidades.

A entrevista na integra está disponível no Facebook do portalculturasulfm e no canal do Youtube do Portal Cultura Sul

Últimas notícias