Solidariedade: voluntários de União da Vitória, Porto União e Timbó ajudam em resgates e distribuição de donativos no RS

 Solidariedade: voluntários de União da Vitória, Porto União e Timbó ajudam em resgates e distribuição de donativos no RS

Em meio à tragédia das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, a solidariedade surge de várias partes do Brasil, cada um ajudando da forma que pode, buscando minimizar a dor de quem perdeu tudo. Victor Rafael Ribeiro, morador de União da Vitória, é um exemplo dessa corrente de auxílio e empatia que tem unido pessoas em prol do próximo.

Em uma entrevista exclusiva concedida à equipe de redação do Portal Cultura Sul, Victor compartilhou detalhes sobre a sua jornada e de seus amigos ao irem para o RS para linha de frente ajudar. Ele explicou que faz parte de um grupo particular, apoiado por entidades sem fins lucrativos. “Nossa mobilização começou no Costa Esmeralda do, onde partimos do aeroporto de Itapema, contando com o apoio generoso de empresários que preferiram permanecer anônimos. Esses empresários, sem cobrar nada, disponibilizaram suas aeronaves para transportar o grupo até Garibaldi, e de lá, seguimos até Eldorado do Sul”, relatou.

Victor e seu grupo de voluntários de União da Vitória, Porto União e Timbó foram os primeiros a chegar à região, mesmo com a pista interditada, mostrando um compromisso com a missão de ajudar. “Fomos o primeiro grupo que chegou com alguns mantimentos e medicamentos. Fomos muito bem recebidos e viemos pra fazer essa ponte, pra escoar tudo que está chegando e auxiliar quem mais precisa nesse momento”, explicou.

Em relação à situação no local, Victor descreveu um cenário desafiador, com dificuldades para o resgate de pessoas e animais nas regiões afetadas. Ele ressaltou a importância da mobilização para suprir a carência de recursos e pessoal nas áreas metropolitanas atingidas.

Grupo de União da Vitória no RS

Desde sua chegada, a equipe de Victor já realizou uma série de ações, incluindo a destinação de materiais para a cidade de Charqueadas, fazendo com que donativos fossem encaminhados a população que aguardava essa ajuda. “Ainda estamos com um baixo efetivo nessa região, mais o apoio da população e das autoridades locais tem sido fundamental para o sucesso dessas operações”, frisou o voluntário.

A importância do voluntariado

Questionado sobre o motivo que o levou a se juntar à linha de frente dos resgates, Victor expressou uma convicção profunda na necessidade de agir em momentos de crise. Para ele, a solidariedade não é apenas uma opção, mas uma responsabilidade moral que todos devem assumir.

“Quando sentimos a necessidade de auxiliar, simplesmente não podemos esperar a vontade passar; devemos agir. Por isso, viemos ao Rio Grande do Sul”, destacou.

Foto: Victor Ribeiro

Por fim, Victor e sua equipe ressaltam que a ajuda continua sendo fundamental e convidam aqueles que puderem contribuir a fazer doações para manter as aeronaves operando. “As doações podem ser feitas através do PIX cpf 995.471.980-68 para Gerusa Relu Winter, administradora do Aeroclube de Eldorado do Sul, e serão destinadas à compra de materiais para doação e combustível para as operações de resgate”.

Portal Cultura Sul

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197

Últimas notícias