Dia das Mães: uma jornada de amor e dedicação à maternidade

 Dia das Mães: uma jornada de amor e dedicação à maternidade

A equipe de jornalismo do Portal Cultura Sul conversou com Ana Paula Barbosa Marcondes, uma mãe são-mateuense que compartilhou sua experiência como mãe de quatro filhos. Ana Paula contou sua jornada na maternidade, destacando os desafios enfrentados, as alegrias vivenciadas e as preciosas lições aprendidas ao longo do caminho.

Aos 41 anos de idade, Ana Paula revela que ser mãe é para ela um presente divino. Ela descreve a maternidade como uma jornada de aprendizado contínuo, na qual se descobre a cada dia mais preparada para enfrentar os desafios que a vida de mãe impõe. Mãe de quatro filhos, ela enfatiza a importância de estar presente e acompanhar o crescimento e desenvolvimento de cada um deles. “Tive minhas filhas Brucieli e Brenda muito nova, o que fez com que eu precisasse aprender no dia a dia mesmo a ser mãe, enfrentando todas as dificuldades”, relatou.

Família da Ana Paula

Com um pouco mais de experiência, Ana Paula teve após alguns anos o filho Vitor e mais tarde Kemily que hoje tem 12 anos. Além de ser mãe, Ana Paula também desfruta do papel de avó, uma experiência que descreve como uma segunda chance de vivenciar a maternidade. “Hoje consigo passar mais tempo de qualidade com meus netos, algo que não conseguia com minhas filhas. Elas até reclamam que faço tudo o que pedem, mas vó é isso, a gente tenta fazer de tudo para eles, não tem aquele compromisso de educar, isso deixamos pros pais”, brincou.

Fases e dificuldades

Ao falar sobre a criação de seus filhos, Ana Paula reconhece a complexidade de cada fase da maternidade. Desde a infância até a adolescência, ela destaca a importância de compreender e apoiar as necessidades individuais de cada filho.

Como uma mãe, Ana Paula é uma apoiadora entusiasta dos sonhos de seus filhos. Ela compartilha com orgulho sua experiência de incentivar Vitor e Kemily, filhos mais novos em suas jornadas esportivas, demonstrando seu compromisso em estar ao lado de seus filhos no jiu-jitsu. “Muitas vezes quis estar com minhas filhas e não conseguia e sei da importância desse apoio e hoje faço o possível pra participar e sempre estar junto nas competições e no dia a dia”, frisou.

Um presente divino: Ser Mãe

Para Ana Paula, ser mãe é um presente divino. Ela descreve a maternidade como uma dádiva que, apesar de desafiadora, traz consigo um aprendizado contínuo. Desde os primeiros passos na jornada da maternidade até os desafios da adolescência, Ana Paula encontrou na maternidade uma fonte inesgotável de amor e crescimento pessoal.

“Ser mãe é um presente que Deus me deu, que eu não estava preparada, mas aprendi como cuidar delas”. Com um tom de gratidão, ela reflete sobre como a experiência de ser mãe a ensinou a crescer junto com seus filhos, mesmo nos momentos mais desafiadores. “Nem sempre foi fácil, mas é preciso seguir e os filhos são uma fonte de amor e força para continuarmos”.

Ser vó e ser mãe duas vezes?

Sobre ser vó, Ana Paula destaca que é bem diferente esse papel em relação a ser mãe, que hoje, consegue aproveitar mais os seus netos, participando ativamente principalmente nas brincadeiras com os pequenos. “Com a experiência a gente aprende a importância de passar aquele tempo brincando, isso faz toda a diferença, e é isso, que vai ficar gravado. Hoje tento dar o meu máximo aos meus netos, aproveitando todos os momentos. O que não conseguimos fazer aos filhos, fazemos aos netos”, explicou.

Quando questionada se pros netos é tudo liberado, Ana Paula confessou. “Todo mundo fala que vó libera tudo, e eu acho que é um pouco a verdade”. Ela descreve com carinho as interações com os netos, revelando a alegria de ser uma figura importante em suas vidas.

Reflexões sobre a Jornada da Maternidade

Ao longo da conversa, Ana Paula compartilhou suas reflexões sobre os desafios e alegrias da maternidade. Ela fala sobre a importância de buscar apoio, confiar em Deus nos momentos difíceis e valorizar os preciosos momentos compartilhados com os filhos.

“Ser mãe não é fácil, mas se posso deixar uma mensagem para você mãe em um momento difícil, que peça ajuda a sua mãe e outras pessoas mais experientes, elas podem ajudar muito e claro, sempre lembre de Deus, ele vai te guiar e mostrar o caminho certo e seguir”, aconselha Ana Paula às mães que enfrentam desafios.

Quando questionada se mudaria algo na criação dos filhos, Ana Paula disse que gostaria de ter passado mais tempo com as filhas e ter aproveitado mais a infância que passa muito rápido. “Cada filho é especial, um precisa de mais atenção e cuidado, outro já é mais independente, mas mesmo cada um sendo único, uma mãe ama igualmente cada um deles. Hoje eu sou extremamente grata por ser mãe, meus filhos me completam e só sou o que sou graças a eles”, disse.

Como mensagem final Ana Paula desejou a todas as mães um domingo especial com seus filhos e familiares. “O nosso dia é todos os dias, mas nesse domingo de dia das mães desejo a todas nós mães, momentos especiais com quem vocês amam. Que cada mãe seja lembrada e celebrada não apenas neste dia especial, mas todos os dias, pois seu amor é eterno”. finalizou.

Portal Cultura Sul

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197

Últimas notícias