Bombeiros do Paraná salvam moradores ilhados no Rio Grande do Sul; veja vídeos

 Bombeiros do Paraná salvam moradores ilhados no Rio Grande do Sul; veja vídeos

Bombeiros e policiais militares do Paraná ajudam em resgates no Rio Grande do Sul (Foto: BPMOA)

A equipe de bombeiros do Paraná, que presta apoio às autoridades do Rio Grande do Sul durante as intensas chuvas que atingem o estado, realizou os primeiros resgates nesta quinta-feira (2). Com a Aeronave Falcão 08, policiais e bombeiros militares pertencentes ao Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) resgataram pelo menos oito pessoas que estavam ilhadas.

Após enfrentar um percurso crítico devido à meteorologia degradada no caminho, a equipe chegou em Lageado (RS), e no final do dia já havia realizado 8 resgates, de pessoas que estavam correndo risco de serem arrastadas pelas fortes correntezas. A maioria das vítimas estava nos telhados das edificações, sendo resgatadas pela equipe do BPMOA através de manobra de embarque a baixa altura, do voo pairado.

Até a manhã desta sexta-feira (3), o balanço das chuvas registrou 32 mortes e 74 desaparecidos no estado. Todo o território gaúcho está sofrendo com as inundações e o governador Eduardo Leite decretou estado de calamidade pública.

O helicóptero do BPMOA e os profissionais paranaenses devem permanecer prestando apoio aos moradores do Rio Grande do Sul. Veja imagens dos resgates:

Como ajudar o Rio Grande do Sul?

Você pode ajudar a população atingida pelas enchentes fazendo uma doação pelo pix que foi disponibilizado pelo governo do estado do RGS. A chave é o CNPJ 92.958.800/0001-38. O valor vai para a conta SOS Rio Grande do Sul. Ao fazer a operação, verifique o nome da conta e que o banco é o Banrisul para assegurar o destino correto da doação. Para fazer a leitura do QR Code, é preciso acessar o App do seu banco.

Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança ao doador e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.

Portal Cultura Sul

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197

Últimas notícias