Julgamento de senador catarinense, de cassação de mandato, é suspenso por Alexandre de Moraes

 Julgamento de senador catarinense, de cassação de mandato, é suspenso por Alexandre de Moraes

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga um recurso da coligação Bora Trabalhar – formada pelos partidos Patriota, União Brasil e PSD. Isso porque, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de Santa Catarina, rejeitou a acusação de abuso de poder econômico praticada por Jorge Seif na eleição de 2022 para o Senado Federal. O presidente Alexandre de Moraes determinou a retomada do julgamento dia 16 de abril.

O senador Jorge Seif Júnior e suplentes, Hermes Klann e Adrian Rogers Censi, são acusados de abuso de poder econômico nas eleições de 2022. A ação também abrange os empresários Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, e Almir Manoel Atanázio dos Santos, então presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados da cidade de São João Batista (SC).

Jorge Seif foi eleito pelo PL catarinense e, conforme a acusação, se utilizou aeronaves da Havan para se deslocar no estado e participar de eventos de campanha. Além do uso de estrutura material e pessoal das lojas Havan para veiculação de campanha e pelo financiamento ilegal de propaganda em evento. Tanto a defesa do senador quanto de Luciano Hang (Véio da Havan) negam as acusações feitas.

A sessão desta quinta-feira (04) foi suspensa sem a apresentação dos votos. O Ministério Público Eleitoral se manifestou pela cassação da chapa e a realização de novas eleições. Enquanto a defesa de Seif disse que não ficou provada a prática de abuso de poder econômico e de participação expressiva de Hang na campanha do candidato. Para isso, citando não haver provas dessas acusações feitas.

Portal 97 com informações do TSE e Agência Brasil e imagem Senado Federal.

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197

Últimas notícias