Atenção: haverá mutirão em São Mateus do Sul para emissão da carteira de identificação do autista nos dias 11 e 12 de abril

 Atenção: haverá mutirão em São Mateus do Sul para emissão da carteira de identificação do autista nos dias 11 e 12 de abril

Foto: Portal 97/Arte

Nos dias 11 e 12 de abril, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, uma ação será realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Mateus do Sul, para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

A iniciativa faz parte de um amplo mutirão que ocorrerá em todo o estado do Paraná durante o mês de abril, com o objetivo de facilitar o acesso a esse documento essencial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

O TEA é caracterizado por uma alteração no desenvolvimento cerebral que causa mudanças na comunicação social e comportamentos repetitivos e estereotipados. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, uma em cada 100 crianças no mundo possui autismo. No Brasil, estima-se que 2 milhões de pessoas tenham algum grau do transtorno.

Mutirão para emissão da Carteirinha do Autista 

A procura pela Ciptea tem aumentado ano a ano no Paraná. De acordo com informações divulgadas pelo Governo, de 2022 para 2023, o crescimento foi de 214%, totalizando 12.175 documentos emitidos. Atualmente, 18.418 pessoas já possuem a carteira no estado.

Durante o mutirão, as ações ocorrerão de forma regionalizada nos escritórios e instâncias avançadas da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família e também nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), abrangendo cerca de 200 municípios paranaenses.

Em São Mateus do Sul, a população poderá se dirigir até a APAE, onde serão necessários os seguintes documentos para a realização da carteirinha: RG, CPF, laudo médico com CID, foto 3×4, tipo sanguíneo do autista, RG e CPF do responsável, e e-mail do responsável.

A expectativa é de que mais de duas mil carteirinhas sejam emitidas durante o mutirão em todo o Paraná. Além disso, através do site da Polícia Civil do Paraná, é possível solicitar gratuitamente a inclusão do símbolo de representação da comunidade autista na carteira de identidade (RG). O serviço está disponível na opção “2ª Via”, na aba “Carteira de Identidade Nacional”.

Essa ação visa facilitar o acesso a serviços e garantir os direitos das pessoas com autismo, promovendo uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades desses indivíduos.

Da redação Portal 97 com informações AEN

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197

Últimas notícias