Anvisa proíbe comercialização de álcool 70 líquido a partir de 29 de abril

 Anvisa proíbe comercialização de álcool 70 líquido a partir de 29 de abril

A justificativa é acidentes com “milhares de vítimas a cada ano no país”. Por conta disso, havia proibição desde 2002, para a venda de álcool líquido com percentual igual ou superior a 54 GL, em estabelecimentos comerciais como supermercados e farmácias. Por conta da pandemia de covid-19, essa medida foi revogada temporariamente em 2020.

No período do coronavírus, o álcool 70 líquido, assim como em gel, era usado para a higienização de mãos e objetos e, conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ajudava a evitar a disseminação do vírus. Com a nova determinação, os estabelecimentos comerciais ficam proibidos de vender o produto, permitido apenas abaixo de 54 GL.

O prazo final previsto pela Anvisa para a comercialização de álcool líquido é o dia 29 de abril. “A partir daí, a disponibilidade será apenas em outras formas físicas, como gel, lenço impregnado, aerossol”, explica a nota a Agência. Dados do Ministério da Saúde mencionam cerca de 150 mil internações por ano, em decorrência de queimaduras ocasionadas pelo produto.

A situação mais perigosa envolve queimaduras relacionadas ao uso do álcool no momento em que as pessoas acendem churrasqueiras e fogueiras. “No gerenciamento de risco são considerados vários fatores para se avaliar o potencial perigo de um produto para o ser humano”, justifica a Anvisa. Sendo, na forma líquida, potencializador de acidentes.

Essa retirada de álcool líquido das prateleiras de supermercados foi criticada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A entidade defende revisão da medida junto à Anvisa e manutenção do comércio. “O consumidor já se acostumou a comprar [o produto] não só em farmácias, mas em supermercados de todo o Brasil”, destaca.

Portal 97 com informações e imagem da Agência Brasil.

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197

Últimas notícias