Onda de calor extremo traz risco de tempestade para o fim de semana em São Mateus do Sul e região; entenda

 Onda de calor extremo traz risco de tempestade para o fim de semana em São Mateus do Sul e região; entenda

Foto: Portal 97

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou seis alertas de ondas de calor e temporais para todo o Paraná. Dois desses alertas, um laranja e outro vermelho, são para a região Centro-sul, onde está São Mateus do Sul e municípios vizinhos. Ambos os comunicados são para este final de semana.

O aviso laranja, de acordo com o Inmet, é para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h), e queda de granizo. Os meteorologistas apontam risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Fonte: INMET

Já o alerta vermelho indica o perigo da onda de calor, iniciado na última quinta-feira (14) e prevê temperatura com 5ºC acima da média pelos próximos 5 dias pelo menos.

Fonte: INMET

Segundo o Simepar, durante a tarde deste sábado (16), a presença de um sistema de baixa pressão sobre o norte da Argentina/sul do Paraguai e o forte calor contribuem para formação de áreas de instabilidade em parte do estado. Assim, a previsão é de que a tarde seja de temperaturas elevadas e de que ocorra pancadas de chuva irregulares (inclusive com tempestades), principalmente nas regiões da “metade sul” paranaense.

Previsão para o domingo

Ainda conforme o Simepar, no domingo (17), a instabilidade atmosférica aumenta sobre as diversas regiões paranaenses. Além disso, uma frente fria sobre o oceano, na altura do Sul do Brasil, favorece a formação de áreas e linhas de instabilidade em boa parte do Paraná, provocando pancadas de chuva a qualquer momento do dia acompanhadas de descargas elétricas e ventos fortes em vários setores do estado.

Portal 97 com informações de Inmet e Simepar

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197

Últimas notícias