Gasolina no Brasil é vendida com valor 17% abaixo do preço internacional; diesel 9% a menos

 Gasolina no Brasil é vendida com valor 17% abaixo do preço internacional; diesel 9% a menos

A Petrobras está vendendo a gasolina no Brasil com preço 17% abaixo das cotações internacionais, segundo um relatório divulgado na sexta-feira (22) pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). O óleo diesel também tem defasagem média de 9%. Tudo isso por conta do chamado Preço de Paridade Internacional (PPI).

Essa metodologia orientou a política de preços da Petrobras a partir da gestão Michel Temer (MDB) e vigorou durante o governo Bolsonaro. Desde maio de 2023 foi abandonada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A partir da mudança a definição do valor dos combustíveis passou a levar mais em conta os custos internos. Hoje, porém, 25% do diesel e 15% da gasolina consumidos no Brasil são importados.

A elevação dos preços globais, sobretudo por conta da manutenção em refinarias no Hemisfério Norte, é o motivo dessa diferença. A Petrobras não altera o valor de venda da gasolina há cinco meses. A última mudança foi feita em 21 de outubro de 2023, quando o preço foi reduzido em 4,09%, numa queda de R$ 0,12 por litro. O diesel, em dezembro do ano passado, teve corte de R$ 0,30 por litro – o equivalente a 7,85%.

Portal 97 com informações da Petrobras e importadores de combustíveis e imagem/reprodução/montagem com base na divulgação Petrobras

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197

Últimas notícias