Concentração de mercados está na mão de três ou menos países; tecnologia em três empresas

 Concentração de mercados está na mão de três ou menos países; tecnologia em três empresas

Além de medir e mostrar, com base nos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), aumento da distância entre países mais ricos e mais pobres – que cresceu em 2022, estudo relevação concentração de mercados e riquezas. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou dados mostrando essa relação da economia com tecnologia.

Ricos mais ricos e pobres mais pobres tem relação direta com a concentração dos mercados na mão de poucas corporações internacionais, que detêm o poder de afetar diretamente várias economias. “As empresas transnacionais podem impulsionar o investimento, a inovação e as oportunidades econômicas, mas também podem expulsar as empresas nacionais”, aponta o estudo.

Isso ocorre especialmente em países de baixa e média renda. “A concentração do mercado nas cadeias de valor globais permite aumentos e procura de renda por parte das principais empresas, que têm sido ligadas ao declínio da participação global do trabalho no rendimento e a preços mais elevados ao consumidor”, segundo essas avaliações técnicas apuradas.

Quase 40% do comércio global de mercadorias se concentra em três ou menos países. Enquanto, a capitalização de mercado de cada uma das três maiores empresas de tecnologia do mundo superou o Produto Interno Bruto (PIB) de mais de 90% dos países em 2021. Essa concentração tanto nos alimentos quanto em desemvolvimento de tecnologias.

“A concentração do mercado é particularmente elevada nas cadeias globais de valor para bens de necessidades básicas, como alimentos, bem como no espaço da tecnologia digital. Hoje, um punhado de empresas de tecnologia exerce um poder de mercado significativo e as suas decisões influenciam a dinâmica social e política”, apurou o estudo.

Portal 97 com informações da Agência Brasil e imagem ilustrativa/pixabay.

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197

Últimas notícias