Atenção: golpistas estão enviando cartas pelos Correios em nome da Receita Federal

 Atenção: golpistas estão enviando cartas pelos Correios em nome da Receita Federal

A Receita Federal alerta a população para um golpe aplicado por meio de correspondências. No mesmo modelo de golpes feitos por e-mail, cartas que se intitulam “Intimação para regularização de dados cadastrais” são identificadas com o logotipo e o nome da Receita Federal e direcionam o destinatário para um endereço eletrônico que não pertence à Receita Federal.

As correspondências falsas NÃO são enviadas pela Receita Federal. A finalidade do golpe é tentar extrair dados fiscais e bancários dos cidadãos. Em caso de recebimento de carta, como no modelo abaixo, ignore e não acesse o endereço eletrônico mencionado.

Essas cartas normalmente contêm informações alarmantes sobre pendências fiscais, supostas dívidas tributárias, regularização de dados ou outras questões relacionadas a Receita Federal. Para tornar a fraude mais convincente, essas correspondências muitas vezes incluem logotipos, selos e linguagem que se assemelham aos documentos originais.

Ao receber uma carta dessas, muitas pessoas podem entrar em pânico e agir impulsivamente, seguindo as instruções contidas na correspondência fraudulenta. Geralmente, os golpistas solicitam que a vítima entre em contato com um número de telefone ou acesse um site para fornecer informações pessoais, como números de CPF, dados bancários ou até mesmo efetuar pagamentos.

Como se Proteger:

Desconfie de Correspondências Inesperadas: Se você receber uma carta ou documento suspeito, especialmente se estiver relacionado a questões fiscais, mantenha a calma e verifique a autenticidade da fonte antes de agir.

Entre em contato diretamente com a Receita Federal: Se você tiver dúvidas sobre a veracidade de uma correspondência, entre em contato diretamente com a Receita Federal, por meio dos canais oficiais de comunicação, como telefone ou site oficial. Nunca use os contatos fornecidos na carta suspeita.

Cuidado com Informações Pessoais: Nunca forneça informações pessoais ou financeiras por telefone, ou através de sites não verificados. A Receita Federal nunca solicitará informações desta forma.

Denuncie Golpes: Se você suspeitar de fraude ou receber uma correspondência suspeita, denuncie imediatamente às autoridades competentes, como a própria Receita Federal ou órgãos de defesa do consumidor.

A colaboração entre cidadãos e autoridades é essencial para combater esse tipo de crime e proteger a todos contra possíveis prejuízos.

Portal 97

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197

Últimas notícias