Sem dinheiro, Hospital Dr. Paulo Fortes fecha as portas e suspende todos os atendimentos

 Sem dinheiro, Hospital Dr. Paulo Fortes fecha as portas e suspende todos os atendimentos

7 de fevereiro de 2024: data marcada por uma das piores notícias na história da Saúde de São Mateus do Sul. O Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes comunicou a suspensão de atividades após Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali) romper contrato. Por conta disso, e sem solução em esfera municipal ou estadual, ficando sem dinheiro para pagar insumos, funcionários, médicos plantonistas e demais necessidades do dia a dia para manter as portas abertas e o atendimento.

O ofício 040/2024, desta quarta-feira (7), informa o Conselho Regional de Medicina (CRM) do Paraná sobre a “suspensão imediata das atividades” do Paulo Fortes. Nem para alimentar os pacientes ou comprar insumos para os médicos atenderem, segundo o documento, o hospital tem dinheiro. Tratativas com gestores municipais e estaduais não evoluíram para encontrar uma solução e evitar de fechar as portas.

Uma reunião extraordinária da diretoria foi realizada na noite desta terça-feira (6). Gastos maiores que entrada de dinheiro, desde 2022 e 2023, deixaram a situação financeira com dívidas acumuladas. O urgente de reequilíbrio financeiro dos contratos firmados com o Estado e Cisvali seriam a solução, conforme a diretoria. “É com pesar que informamos que, no mesmo dia das deliberações, recebemos o comunicado unilateral de rescisão contratual por parte do Cisvali”, informa a direção.

A decisão unilateral agravou a situação, colocando em risco a continuidade das operações do hospital. Deixando o Paulo Fortes sem condições de pagar desde plantões médicos, como aquisição de insumos, serviços terceirizados e folha de pagamento. Por conta disso, contratos com médicos e terceirizados precisaram ser encerrados. Enquanto os funcionários colocados em aviso prévio.

A medida tem o objetivo principal de evitar, ainda mais, o agravamento das dívidas possíveis ações judiciais, civis e trabalhistas. Por conta da falta de recursos para cumprir obrigações. A reportagem do portal se deparou com as portas fechadas, ao final da tarde desta quarta-feira, confirmando a adoção da medida anunciada e todos os atendimentos suspensos.

Da redação Portal 97 com informações da diretoria do Hospital e demais encaminhamentos públicos. Imagem Portal 97.Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias