Samas sem dengue; trabalhos são intensificados na luta contra o mosquito Aedes Aegypti

 Samas sem dengue; trabalhos são intensificados na luta contra o mosquito Aedes Aegypti

A situação da dengue é uma preocupação não apenas local, mas também nacional. É por isso que a secretaria de saúde de São Mateus do Sul, em conjunto com diversas entidades e órgãos municipais, está intensificando esforços para conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e proteger a população.

A secretária de saúde do município, Daiane M. Ribeiro contou ao Portal 97, que entre os dias 20 e 28 de fevereiro, equipes especializadas estarão atuando em toda a cidade, percorrendo bairros, comunidades e áreas rurais. O objetivo é realizar a coleta de entulhos, além de orientar os moradores sobre medidas preventivas. É fundamental que a população receba essas equipes com acolhimento, pois são profissionais treinados para identificar possíveis focos do mosquito e agir preventivamente.

A temporada de chuvas aumenta o risco de proliferação do Aedes Aegypti, tornando essas ações ainda mais urgentes. Daiane ressalta a importância da colaboração de todos para manter os casos de dengue zerados no município. “Até o momento, foram registrados apenas dois casos importados, ou seja, contraídos fora da região. No entanto, é essencial que os sintomas sejam monitorados e qualquer suspeita seja comunicada às unidades de saúde locais”, disse.

Além das ações de limpeza e conscientização, a comunidade é incentivada a participar ativamente do combate à dengue. É possível indicar terrenos baldios ou locais com acúmulo de água para que as equipes atuem. A colaboração de todos é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar de toda a população.

“O cronograma completo das ações está disponível para consulta, e a secretaria de saúde está à disposição para esclarecer dúvidas e receber sugestões. Juntos, podemos fazer a diferença na prevenção da dengue em São Mateus do Sul. O projeto “Samas sem dengue” e faça parte dessa mobilização pela saúde de nossa comunidade. Vamos juntos nessa luta contra a dengue!”, finalizou a secretaria.

Confira a programação abaixo:
20/02-Vila Prohmann e Vila Pinherinho
21/02- Vila Fátima e Centro
22/02- Vila Amaral e Usina Velha
23/02- J.Dona Hermínia e Vila Boaski
24/02- Raia, Vila Americana, Parque das Tamareiras e Col. Iguaçu
26/02- Vila Bom Jesus, Vilas Nova e Nepomuceno
27/02- Vila Verde e Vilas Palmeirinha Palmeirinha
28/02- Col. Taquaral e Col.Cachoeira

A vigilância em Saúde de São Mateus do Sul, ressaltou que haverá coleta neste período de resíduos como, pneus eletroeletrônicos e depósitos maiores que não possam ser dispensados na coleta seletiva que já acontece semanalmente em nosso município, lembrando que depósitos são qualquer recipiente que fique agua parada seja ela em grande quantidade ou pequena quantidade.

Da redação Portal 97 

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias