Quem faz aniversário dia 29 de fevereiro comemora quando? Cartórios explicam

 Quem faz aniversário dia 29 de fevereiro comemora quando? Cartórios explicam

Foto: MARCELO APRIGIO/ NE10

O que acontece com quem faz aniversário no dia 29 de fevereiro, data que só acontece a cada quatro anos? Todo ano bissexto, a dúvida é sempre a mesma, e os cartórios do Paraná esclarecem as principais questões.

O primeiro ponto importante é que os Cartórios de Registro Civil devem retratar fielmente a realidade dos fatos. Ou seja, se uma criança nasceu no dia 29 de fevereiro, essa é a data que deve constar em seu registro de nascimento.

Aniversário em 29 de fevereiro: quando comemorar?

Então uma pessoa nascida em 29 de fevereiro só faz aniversário a cada quatro anos? É claro que não, e aí cabe a cada família definir a data em que a festa será celebrada.

“Nascidos em 29 de fevereiro podem celebrar no dia 28 de fevereiro ou 1º de março nos anos não bissextos”, orienta o presidente da Arpen/PR.

O que é ano bissexto?

O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o calendário ao tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

Como uma translação (volta ao redor do Sol) é feita em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 36 segundos, esse tempo que “sobra” é arredondado para seis horas e, após quatro anos, somam-se 24 horas — ou seja, um dia a mais no ano (29 de fevereiro).

Portal 97 com informações MassaNews

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197

Últimas notícias