Pais questionam fechamento de instituições de assistência em São Mateus do Sul

 Pais questionam fechamento de instituições de assistência em São Mateus do Sul

Foto: Portal 97

Alguns pais de crianças e adolescentes que frequentam o Lar São Mateus e o Adolescentro, em São Mateus do Sul, entraram em contato com a equipe do Portal 97 em busca de esclarecimentos sobre o motivo pelo qual as instituições ainda estão fechadas. Em resposta, a Secretaria de Assistência Social do Município, por meio da assessoria de imprensa da prefeitura, emitiu uma nota para esclarecer os fatos.

De acordo com a nota da Prefeitura, o Termo de Colaboração com as entidades, destinado aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, teve seu recurso disponibilizado e será repassado às instituições em tempo hábil. No entanto, uma divergência no Plano de Trabalho apresentado pelas entidades adiou a liberação do recurso.

As demandas das entidades foram discutidas em conjunto com o Ministério Público (MP), que auxiliou na obtenção de um consenso entre as partes. Atualmente, o processo de liberação do recurso está em andamento, seguindo em regime de prioridade nos trâmites administrativos internos da Prefeitura, e tem previsão para ser concluído na próxima semana.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) informou que está trabalhando para finalizar o processo dentro do prazo estipulado, visando permitir que as entidades possam retomar suas atividades o mais breve possível.

Lar São Mateus

O Lar São Mateus, em atividade desde 25 de abril de 1977, tem como objetivo promover a inclusão social de famílias economicamente vulneráveis, atendendo crianças na faixa etária de 5 a 10 anos em regime de contra turno escolar. A instituição oferece programas, ações e serviços nas áreas social, de saúde, educação, segurança alimentar e nutricional, além de promover o voluntariado.

A entidade opera com o apoio de sócios contribuintes, realização de eventos sociais, participação em projetos e recebimento de subsídios financeiros da Prefeitura para garantir a continuidade de suas ações.

Adolescentro

A Adolescentro é uma entidade não governamental de caráter filantrópico, em funcionamento desde 23 de fevereiro de 1992. Seu foco está no desenvolvimento de programas de proteção voltados para adolescentes em situação de risco pessoal e social, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Atendendo em média 160 adolescentes na faixa etária de 10 a 18 anos, a instituição oferece contra turno social para os alunos matriculados no ensino regular, buscando afastá-los das ruas e proporcionar um ambiente seguro e educativo. Os adolescentes são encaminhados pelos pais, Conselho Tutelar, Judiciário, Ministério Público, CRAS e CREAS.

Da redação Portal 97

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias