Jararaca invade casa e assusta moradores em Três Barras

 Jararaca invade casa e assusta moradores em Três Barras

Foto: CBMSC

Uma jararaca invadiu uma casa em Três Barras (SC), e surpreendeu os moradores, que acionaram os bombeiros para fazer o resgate. O caso aconteceu nessa terça-feira (6), por volta de 17h40.

Segundo os socorristas, a serpente media cerca de um metro e estava no interior da casa. O animal foi capturado e, posteriormente, devolvido ao seu habitat natural, longe de residências.

De acordo com o biólogo Henrique Abrahão, a serpente possui sua peçonha conservada e contém toxinas, que podem levar à morte.

Jararacas são as maiores responsáveis por acidentes em SC

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), informou que no estado, em 2022, as jararacas foram responsáveis pela maioria dos acidentes. Os mais raros são acidentes que envolvem as cascavéis.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a jararaca é responsável por 70% dos acidentes com cobras do país. Durante o dia, a espécie costuma viver camuflada sobre folhas secas, até a noite, quando sai para caçar.

Como evitar acidentes com animais peçonhentos

A Dive alerta sobre o acúmulo de lixo ou entulho. Além disso, a população deve evitar deixar mato alto ao redor das casas, ao atrair e servir de abrigo para animais, que servem de alimentos para as serpentes.

Outra medida é fechar os buracos dos muros e frestas das portas. Uma forma de evitar ser picado pelas cobras, é usar luvas resistentes, como as feitas de couro, para manipular folhas secas, lixos, lenhas ou palhas.

Algo que pode evitar cerca de 80% dos acidentes, é o uso de EPI (equipamento de proteção individual), como botas de cano alto, botinas, sapatos ou perneira de couro, no momento da jardinagem ou limpezas de terreno.

Uma curiosidade sobre os casos de picadas citados pelo DIVE é que cerca de 15% dos acidentes com cobras acontecem quando as pessoas colocam as mãos em buracos. Vale lembrar que as víboras gostam de se abrigar em locais quentes, escuros e úmidos.

Da redação Portal 97 com informações ND Mais

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias