Funcionárias protestam por falta de pagamento de empresa terceirizada contratada pela Prefeitura de São Mateus do Sul

 Funcionárias protestam por falta de pagamento de empresa terceirizada contratada pela Prefeitura de São Mateus do Sul

Foto: ClicSul

Na manhã de quarta-feira 21 de fevereiro, algumas funcionárias da empresa Sarabia, que é terceirizada pela prefeitura de São Mateus do Sul para prestar serviços de limpeza nas instituições de ensino do município, realizaram uma paralisação e manifestação na Rua do Mathe, reivindicando soluções para os salários em atraso e outros benefícios pendentes.

Segundo as informações repassadas ao equipe do Portal 97, a empresa é responsável pela limpeza em escolas e creches do município, e os funcionários enfrentam atrasos nos benefícios, como vale-refeição desde dezembro, décimo terceiro salário e férias de janeiro.

Outro ponto que elas reclamam, é que falta equipamentos básicos para o trabalho, muitas vezes não tento os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de Segurança, o que coloca em risco a saúde e segurança no ambiente de trabalho das colaboradoras.

Posicionamento da Secretaria de Educação:

O secretário de educação do município, Carlos Roberto Chaves, informou que a empresa terceirizada, Sarabia, foi notificada após denúncias. Ele afirmou que a secretaria acionou a empresa através do departamento de fiscalização da prefeitura e realizou notificações e reuniões para resolver a situação.

“O município tem cumprido todas as questões legais e jurídicas contra a empresa para garantir os pagamentos aos funcionários. A empresa realizou um pagamento parcial, nessa terça-feira (20), mas a secretaria está buscando o pagamento total dos valores devidos às funcionárias”, esclareceu.

Chaves assegurou que os pagamentos do município à empresa estão em conformidade com o contrato, e a empresa se comprometeu em realizar o pagamento dos valores atrasados até a próxima semana, após reunião com representantes do sindicato, realizada nessa quarta-feira (21).

Essa situação levanta preocupações sobre os direitos trabalhistas das funcionárias e a responsabilidade da gestão municipal na garantia de condições adequadas de trabalho para os terceirizados.

Plenária da Câmara de Vereadores:

Na primeira sessão da Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul deste ano de 2024, realizada na terça-feira (06/02), o vereador Jorge Manfroni destacou a gravidade da falta de pagamento e atrasos enfrentados pelas funcionárias da empresa terceirizada contratada pela Prefeitura Municipal para serviços de limpeza e higienização nas instituições de ensino municipais.

Manfroni expressou preocupação com a situação das colaboradoras, ressaltando que elas enfrentaram atrasos de pagamento ao longo do ano passado e retornaram ao trabalho em fevereiro sem receber suas férias. Ele questionou a decisão da Prefeitura de renovar o contrato com a empresa terceirizada, mesmo diante das recorrentes irregularidades e atrasos nos pagamentos.

Em seu discurso, o vereador enfatizou a importância de uma gestão pública eficiente e digna para a população, solicitando à prefeita que atue para resolver os problemas enfrentados pelas funcionárias.”

“Senhora prefeita, por favor, senhora prefeita, cuide do nosso município, faça a gestão necessária para gerar a eficiência e a dignidade que nossa população merece. É isso que eu peço aqui e estou aqui representando a população são-mateuense.
Peço aqui para a gestão pública municipal, cuide do nosso município.
Esqueçam o período eleitoral, deixem a disputa eleitoral para o período adequado e trabalhem agora pela nossa população.” pediu o vereador em plenária.

Da redação Portal 97

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias