Aumentam casos graves de dengue no Brasil, principalmente em idosos com comorbidades

 Aumentam casos graves de dengue no Brasil, principalmente em idosos com comorbidades

A informação é da Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, num alerta para o alto número de casos com maior gravidade em todo o País. Idosos com algum tipo de comorbidade são os mais afetados. É o que foi dito nesta nesta quarta-feira (28) durante reunião dos Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A Vigilância em Saúde defende a necessidade de “entrada diferenciada para idosos no sistema de saúde”. Com diagnóstico inicial e, para os pacientes que já estão com dengue e apresentaram piora no quadro, outro tipo de atendimento. Ao todo são mais de 7,7 mil casos considerados grave e com sinais de alarme, conforme os dados do ministério.

Apesar do aumento de casos graves, o Brasil registra menor letalidade na dengue. O painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde registra, desde 1º de janeiro, 991 mil casos prováveis de dengue e 195 mortes confirmadas. Há ainda 674 mortes em investigação. O índice de incidência, atualmente, é de 488 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

No próximo sábado (2), o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, vai realizar o Dia D de combate à doença. Com o tema Brasil Unido Contra a Dengue, serão realizadas ações de orientação para a população sobre os cuidados para evitar a disseminação da doença, como eliminar os criadouros do mosquito transmissor.

Da redação Portal 97 com informações e imagem da Agência Brasil.

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias