Primeira estudante são-mateuense a embarcar para o intercâmbio do programa Ganhando o Mundo viaja neste sábado (20), e o destino é a Austrália

 Primeira estudante são-mateuense a embarcar para o intercâmbio do programa Ganhando o Mundo viaja neste sábado (20), e o destino é a Austrália

Foto: Luana já está com tudo reparado para a viagem / Portal97

Primeira estudante são-mateuense a embarcar para o intercambio do programa Ganhando o Mundo, viaja nesse sábado, (20) e o destino é a Austrália. Na sexta-feira (12), teve início a quarta fase do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Paraná, que proporciona intercâmbio a estudantes da rede estadual de ensino. Mil alunos estão programados para viajar a cinco países diferentes ao longo de 2024, marcando mais uma edição de sucesso do programa.

Os estudantes seguirão para a Inglaterra, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália e Canadá, ampliando os horizontes e enriquecendo suas experiências educacionais durante seis meses. A são-mateuense, Luana Jurach Banowski, de apenas 15 anos, uma das participantes, vai para a Austrália. Em entrevista exclusiva ao Portal 97, a adolescente contou que está animada com a oportunidade de explorar novos horizontes e aprimorar suas habilidades no inglês.

Filha de uma professora de inglês da rede pública, e um agricultor, Luana destaca a influência positiva da mãe em seu interesse pelo idioma desde a infância e o apoio dos pais em relação aos estudos. “Desde pequena meus pais me incentivaram muito a estudar bastante. Quando pequena, pegava os livros da minha mãe de inglês e tentava ler, isso ajudou a pegar gosto pelo idioma”, relembrou.

Em relação a ansiedade para a viagem, a estudante contou que está contando os dias. “Estou bastante ansiosa. Passei todo o ano de 2023 ansiosa, desde que saiu o resultado e apareceu o meu nome, e agora que falta pouco tempo, estou contando os dias”. A jovem contou ainda, que vai ficar os seis meses hospedada na casa de uma família acolhedora. “Vou ficar hospedada na casa de uma família que já entrou em contato comigo por e-mail em uma cidade com mais de 300 mil habitantes. A escola onde vou estudar é especializada em intercambistas, e é uma experiência única ter colegas de diferentes partes do mundo”, contou Luana.

A estudante revelou que nunca imaginou fazer intercâmbio, mas foi incentivada por sua professora de inglês a fazer a inscrição. “Quando abriu o programa, minha professora disse para eu me inscrever, que eu tinha chance. Passei o ano tentando aumentar minhas notas para ter mais chances, e quando veio o resultado, fiquei muito feliz. Eu estava fora de casa, no curso de informática, e nisso, veio um e-mail no aplicativo do meu celular, abri e não acreditei ao ver o meu nome”, relembrou Luana.

Dificuldades e expectativas do intercâmbio de seis meses

Sobre as expectativas e as dificuldades que possa vir ocorrer durante a viagem para a Austrália, Luana aponta que a pronuncia com os termos técnicos em inglês na escola devem ser a maior dificuldade. “O inglês do dia a dia é tranquilo, mas os termos mais técnicos, acredito que possa ser um pouco mais complicado, além é claro, da adaptação de ficar longe da família. Essa será uma nova experiência para mim, já que o máximo que fiquei longe foi uma semana”, explicou.

Quando questionada sobre os planos para o futuro, a jovem disse que quer usar esse intercâmbio para confirmar se relações internacionais é a carreira que vai seguir no meu futuro. “Hoje pretendo fazer relações internacionais, e o intercâmbio vai me ajudar a decidir se é isso mesmo que vou seguir”.

Serão seis meses longe de casa, nesse período, Luana completará 16 anos, e a festa vai precisar ser adiada por uns dias. “Faço aniversário dia 21 de junho e volto dia 24, vai ser um aniversário diferente, longe de casa”.

Apoio da Família

Ter o apoio da família nesse momento é essencial, e Luana pode contar desde cedo com os pais. “Quando resolvi me inscrever, contei para minha mãe que me incentivou. Assim que fui selecionada, contei ao meu pai. Ele ficou muito feliz, a primeira coisa que falou, foi sobre a oportunidade que estava tendo, para eu aproveitar. Meus pais sempre incentivaram muito meus estudos, e agora, de certa forma, eles viram que todo apoio e incentivo está dando resultado”, frisou Luana.

Apesar da timidez ao ser elogiada pela pontuação, Luana expressa a felicidade de ver seus esforços sendo reconhecidos e espera que sirvam de inspiração para outros estudantes. “Até na minha família, as primas e meu irmão, todos estão se esforçando mais, pois também querem ter essa oportunidade de fazer o intercâmbio. Fico feliz de ver que de certa forma sirvo de inspiração pra outros jovens.

Fica o carinho e o desejo de sucesso da equipe do Portal 97 e da Rádio Cultura a Luana, que com certeza vai aproveitar muito o intercâmbio e ao voltar com muitas histórias pra contar. Pensando nisso, já marcamos uma entrevista ao vivo no Cultura Sul Notícias, em junho, na sua volta, para contar detalhes desses seis meses na Austrália. Boa viagem, Luana!

Da redação Portal 97

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias