Jovem são-mateuense embarca para Nova Zelândia em intercâmbio educacional

 Jovem são-mateuense embarca para Nova Zelândia em intercâmbio educacional

Elvino já está com as malas prontas para Nova Zelândia / Portal 97

No próximo dia 06 de fevereiro, Elvino Vagner Soares Wisniewski, um estudante de 15 anos da localidade do Faxinal dos Elias, município de São Mateus, estará embarcando para uma jornada única e enriquecedora. Ele faz parte do programa Ganhando o Mundo, uma iniciativa do governo do estado do Paraná que proporciona intercâmbio a estudantes da rede estadual de ensino.

Em sua 4ª edição, o programa enviará cerca de mil alunos para cinco países diferentes ao longo de 2024. Esses destinos incluem a Inglaterra, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália e Canadá. A proposta é ampliar os horizontes desses jovens, enriquecendo suas experiências educacionais durante seis meses de imersão em culturas e sistemas de ensino distintos.

Em entrevista exclusiva ao Portal97, o estudante Elvino, estudante do Colégio Estadual São Mateus, contou que a cidade de Hamilton, localizada na Ilha Norte da Nova Zelândia, será seu destino. Com entusiasmo e ansiedade, ele compartilhou suas expectativas para essa experiência única.

“Estou indo para a Nova Zelândia, mais precisamente para a cidade de Hamilton, uma das muitas expectativas que tenho é o avanço no aprimoramento do inglês, além da imersão cultural e das paisagens naturais pelas quais o país é famoso”, revela o estudante.

Elvino com seu passaporte / Portal 97

Apesar da empolgação, Elvino confessa um certo nervosismo, pois é a primeira vez que sairá do país, e logo para um local tão distante e culturalmente diferente. “É uma coisa nova para mim, eu por mim nunca imaginei sair do país, ainda mais ir para um país tão longe e um dos países de primeiro mundo”, confessa.

Além das disciplinas escolares, Elvino revela suas preferências acadêmicas. “Das tantas matérias, as que eu mais gosto são Química e Inglês. Como gosto muito de química, a profissão que mais me chamou a atenção para o futuro é a de químico”, relatou o jovem.

Apoio familiar e preocupação

O apoio da família tem sido crucial para Elvino seguir em frente com seu sonho. “Meus pais sempre me apoiaram, além do meu irmão, que sempre me ajudou. Nesse intercâmbio, foi no que eles mais se esforçaram e me apoiaram, mas sempre ansiosos, assim como todos os pais são preocupados”, destaca o estudante.

Entre as dificuldades esperadas, Elvino menciona a adaptação aos horários e aos costumes do país estrangeiro. No entanto, já teve contato com sua host family e descreve-os como “super atenciosos e gentis”. Com otimismo, ele espera estabelecer uma boa relação e trazer consigo uma bagagem rica em experiências.

O programa Ganhando o Mundo não apenas proporciona oportunidades únicas de aprendizado, mas também promove a formação de jovens capazes de lidar com desafios diversos. Elvino, é um dos representantes de São Mateus do Sul nesse intercâmbio, e inicia uma jornada que, sem dúvida, transformará a sua vida.

A equipe do Portal 97 e da Rádio Cultura envia todo o carinho e os melhores votos de sucesso a Elvino Vagner Soares Wisniewski. Estamos confiantes de que ele aproveitará ao máximo seu intercâmbio, retornando com inúmeras histórias para compartilhar.

Antecipando a ansiedade para ouvir suas experiências, já agendamos uma entrevista ao vivo no Cultura Sul Notícias, programada para julho, assim que Elvino retornar da Nova Zelândia. Estamos ansiosos para conhecer todos os detalhes desses seis meses e celebrar juntos essa incrível jornada. Boa viagem, Elvino!

Da redação Portal 97

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias