Pe. José Chipanski completa 50 anos de sacerdócio, mais de uma década apenas em São Mateus do Sul

 Pe. José Chipanski completa 50 anos de sacerdócio, mais de uma década apenas em São Mateus do Sul

Foto: Arquivo da Diocese de União da Vitória

Com sua trajetória marcada pelo jeito simples, alegre, atencioso e dedicado, o Padre José faz parte da memória de gerações de muitos fiéis nas paróquias aonde serviu, sendo bastante comum encontrar pessoas repletas de histórias ao lado desse sacerdote que nos dias atuais ainda cativa as pessoas por onde passa.

Neste mês de dezembro, ele completa cinquenta anos de sacerdócio, uma história que começou no dia 08 de dezembro de 1973, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de União da Vitória, pelas mãos de Dom Geraldo Micheletto Pellanda.

Infância e Ingresso no Seminário

Nascido em 13 de dezembro de 1946, Padre José Chipanski é natural da Colônia Legru, em Porto União – SC, recebeu o Batismo na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União, pelas mãos do Frei Casemiro Eberhardt, e a 1ª Eucaristia e a Crisma, na Capela Santo Antonio, da Comunidade do Legru.

Sua entrada no Seminário Diocesano São José, em Ponta Grossa – PR, se deu aos 13 anos de idade, lembrando até hoje de seus reitores. “Lembro que meus reitores foram o Padre Carlos Zelesny, Padre Nelson Schiel e o Padre Francisco Soczek, e que foi em 08 de dezembro de 1966 que recebi a Batina. Meus estudos de Filosofia e Teologia se deram de 1967 até 1973. Fiz a Filosofia no Seminário Maior Rainhas dos Apóstolos, e a Teologia no Studium Theologicum dos Claretianos, em Curitiba, onde tive como reitor o Monsenhor Ivo Zanlorenzi”, conta o Padre José, em entrevista ao Site da Diocese.

Vivência em São Mateus do Sul

Dentre diversas paróquias em que atuou, o Padré Jose viveu e serviu durante aproximadamente 13 anos em São Mateus do Sul, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: a primeira vez de 1992 a 2001 e a segunda vez de 2003 a 2007. Nesse último período, inclusive, o sacerdote atendeu também a Paróquia de São José, em Antonio Olinto. Entre 2012 ao final de 2015, o Padre José continuou pertinho, atuando na Paróquia São João Batista, em São João Batista.

O Padre José, neste ano de 2023, ficou durante alguns dias na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro por conta das fortes enchentes que afetaram a cidade de União da Vitória, onde ele estava a frente da Paróquia de Fátima. Em São Mateus do Sul, durante as últimas semanas, o sacerdote auxiliou o Padre Iomar Otto e o Padre Ivo Jablonski, em missas e, principalmente, em confissões aos fiéis da Matriz e das Comunidades.

Da redação do Portal 97 com informações da Diocese de União da Vitória

Acesse aqui para saber mais

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Redação 97

Últimas notícias