Pedido de ajuda: famílias carentes de São Mateus do Sul buscam soluções para falta de leite

 Pedido de ajuda: famílias carentes de São Mateus do Sul buscam soluções para falta de leite

Foto: Ilustrativa

Nas últimas semanas, o Portal 97 tem recebido diversas reclamações e pedidos de ajuda de moradores de São Mateus do Sul, relatando uma crescente preocupação em relação à falta de leite que é repassado às famílias mais carentes do município. Um dos pedidos de ajuda foi de uma moradora da Vila Palmeirinha, que compartilhou sua luta para garantir o alimento essencial para seu bebê de apenas 6 meses.

A mãe em questão explicou que seu filho, desde os 3 meses de vida, foi diagnosticado com intolerância à proteína do leite da vaca e posteriormente com intolerância à lactose. Essa condição demanda um leite específico, conhecido como “Neocate”, que é mais caro e de difícil acesso segundo a são-mateuense. No entanto, a situação se agravou quando ela procurou o Núcleo de Assistência Social do município em busca de ajuda.

Ela compartilhou sua experiência: “Eu precisava do Neocate, que é uma lata um pouco menor e é mais cara. E eles falaram que não tinham, que só tinham outra lata de um outro leite e me forneceram uma lata desse leite. Só que meu bebê não aceitou, então fui ao pediatra e ela entrou em contato com o núcleo para buscar uma solução. Informaram que havia outro leite, o Aptamil Pepti, que poderia ser fornecido, e que eu deveria fazer um novo cadastro.”

A mãe relatou que, desde então, tem enfrentado desafios para obter o leite necessário para seu filho. Ela afirmou: “Já faz tempo que estou indo atrás lá, e eles ficam me dando previsões que nunca se concretizam. Da última vez que estive lá, na semana de finados, uma funcionária me disse que não há previsão de chegada do leite, mesmo após outra funcionária ter afirmado que ele chegaria em uma data específica. Estou cansada desse tipo de situação. Desde que precisei, ninguém forneceu nada.”

Diante da falta de resposta e do agravamento da situação, a mãe decidiu buscar ajuda do Ministério Público. Ela está determinada a obter o leite necessário para seu filho, independentemente das dificuldades que tem enfrentado. “Já acionei o Ministério público, estamos fazendo de tudo para conseguir comprar o leite, minha família está ajudando, mas não é fácil”, relatou.

Diante da gravidade da situação, o Portal 97 entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município em busca de esclarecimentos. Foi fornecida uma nota oficial em resposta às preocupações levantadas:

Nota Oficial da Secretaria de Saúde

“Em relação aos leites, nós fizemos o pedido, a empresa demorou e está demorando para entregar o Trophic basic que são dos pacientes de sonda, e o Aptamil Pepti o restante, todos nós temos, chegou durante a semana passada e o pessoal pode retirar. Salientamos que todas as compras estão em dia e todos os pedidos também. Infelizmente a empresa atrasou a entrega desses dois leites e quem quiser ir lá conferir, podem verificar, fizemos o pedido, temos tudo registrado, mas realmente a empresa acabou dando três datas diferentes que iria fazer a entrega e ainda nada. Infelizmente, essas situações acontecem. Nós temos a ata vigente, nós temos o recurso. Nós fizemos o pedido, mas é a mesma situação que acontece com a farmácia, quando acontece situações como essa de não entregar, nós tomamos algumas medidas, o fiscal notifica, a empresa e encaminha pro gestor do contrato. Nós notificamos a empresa, podendo gerar até a multa a empresa por essa demora na entrega, mas isso tem uma tramitação legal de todo processo licitatório, não podemos simplesmente descartar a empresa e chamar outra. Temos que seguir toda uma tramitação, que às vezes as pessoas não entendem que isso possa existir, mas estamos fazendo de tudo para conseguir solucionar esse problema o mais rápido possível”, disse a secretária de Saúde de São Mateus do Sul Daiane M. Ribeiro.

Da redação Portal 97 

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias