Defesa Civil de SC alerta para fortes tempestades e rajadas de vento de até 100 km/h nas próximas horas

 Defesa Civil de SC alerta para fortes tempestades e rajadas de vento de até 100 km/h nas próximas horas

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo aviso de perigo, acompanhando a pronunciação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste sábado (18). Após enfrentar uma onda de calor com temperaturas extremas, o país não terá um alívio imediato. O Inmet emitiu um alerta abrangente para a possibilidade de tempestades em 17 Estados e no Distrito Federal. A situação é particularmente crítica para a região Sul, que já lida com os desdobramentos das intensas chuvas dos últimos dias. Municípios de Santa Catarina, como Rio do Sul e São João Batista, enfrentam novamente inundações, juntamente com outras localidades no Alto Vale e Grande Florianópolis.

O alerta de “perigo” do Inmet abrange uma semana que pode ser caracterizada por tempestades nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Este alerta ressalta a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo em toda a região Sul do país.

A Defesa Civil de Santa Catarina, também emitindo um alerta, informa que imagens de satélite, às 16h deste sábado, indicam a chegada de uma frente fria, desencadeando pancadas de chuva e aumentando o risco de tempestades. Com o vento soprando do quadrante sul em diversas regiões, como o Grande Oeste, Sul e Grande Florianópolis, acompanhado por rajadas moderadas, as temperaturas apresentam variações significativas, oscilando entre 26°C e 35°C em algumas áreas, enquanto em outras caem para 14°C a 19°C.Este fenômeno traz consigo a expectativa de tempestades isoladas, especialmente no Norte de Santa Catarina, além de pancadas contínuas de chuva em todo o estado, à medida que a frente fria avança.

Com informações HCNoticias foto: Inmet/Divulgação.

Últimas notícias