Conheça a história da triunfense Dai Sullez: a jornada de uma cantora de origens humildes em busca de seus sonhos

 Conheça a história da triunfense Dai Sullez: a jornada de uma cantora de origens humildes em busca de seus sonhos

Foto: Arquivo pessoal /Portal97

Em um cenário musical cada vez mais diverso e repleto de talento, a história de Dai Sullez, uma jovem cantora de origens humildes, destaca-se como um exemplo de resiliência, paixão e perseverança. Natural de São João do Triunfo, Dai Sullez, mora com sua família na localidade de Boa Vista, interior do município, sempre ajudando seus pais e sonhando em ganhar a vida com a música.

Dai Sullez, cujo nome artístico representa uma nova fase em sua carreira, nasceu em uma família de fumicultores. Seu pai, um produtor de fumo e pedreiro, sempre teve uma paixão pela música. Nas pausas das atividades diárias na roça e nas obras, a família se reunia para cantar modas, tornando a música parte essencial de suas vidas. “Meu pai sempre gostou de música, tanto na obra, quanto no fumo era animado e na hora da merenda e de tomar água a gente parava pra cantar umas modas”, lembra com carinho.

Dai Sullez e seu irmão trabalhando em uma obra

A história de Dai Sullez como cantora teve início em 2017, quando ela completou 18 anos. Juntamente com seu irmão mais velho Dieimesson, a dupla decidiu tentar a sorte em Curitiba. No entanto, o início foi árduo, enfrentando desafios financeiros . Eles cantaram em vários barzinhos, muitas vezes em troca de uma breve apresentação, mas a sorte parecia não estar do seu lado. “Muitas vezes a gente não conseguia nem o dinheiro do uber e voltávamos a pé pra casa da minha madrinha onde estávamos parando”, contou. Desanimados pela falta de oportunidades na cidade grande, a dupla retornou à sua vida no campo. No entanto, o destino tinha outros planos para eles.

Vídeo gravado cantando e embonecando o fumo viralizou

Um vídeo caseiro gravado pelo pai de Dai Sullez, que os mostrava embonecando fumo e cantando, se tornou viral no Facebook, atingindo um milhão de visualizações. Esse foi o momento decisivo que inspirou a dupla a se inscrever no programa “Revelações” da TV Aparecida. O destivo deu uma ajudinha e os irmãos foram chamados para participar do programa e chegaram até a semifinal.

Com o apoio de seus pais e o sonho de uma carreira musical se tornando mais palpável, em 2017, a dupla começou a gravar um CD. No entanto, devido a limitações financeiras, conseguiram gravar apenas duas faixas.

Pai sonha junto com os filhos e aposta tudo em carreira

Mas em 2019, o pai de Dai Sullez decidiu usar o dinheiro do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) – que geralmente era destinado ao custeio da safra – para financiar o término do CD. Infelizmente, as vendas do CD foram limitadas, e uma infestação de pragas nos fumos prejudicou ainda mais a situação financeira da família.

Irmão já participaram e cantaram da festa da rádio Cultura

“Nosso pai sempre sonhou junto com a gente. Em 2017 a internet não era tão forte como hoje e começamos a gravar um CD, mas não tínhamos muita condição, então só gravamos duas faixas e paramos, mas em 2019 meu pai para incentivar, deu todo o dinheiro do Pronafe para conseguirmos terminar de gravar o CD e com as vendas nosso objetivo era devolver o dinheiro, mas o CD já estava sendo substituído pelo pendrive e só vendemos 100 cópias”.

Dai contou ao Portal 97 que naquele ano deu uma infestação de purgão nos fumos. “Foi um desastre total e como não tínhamos dinheiro para contratar funcionários, nós tivemos que voltar a trabalhar no fumo, toda a família ajudou”.

Entre o trabalho no fumo as pausas são com muita cantoria

Novo começo em Ponta Grossa e a COVID-19

No final de 2019, em busca de novas oportunidades, Dai Sullez e seu irmão partiram para Ponta Grossa, onde começaram a tocar em barzinhos, pizzarias e restaurantes. No entanto, a pandemia de COVID-19 em 2020 interrompeu abruptamente essa jornada promissora. Dai Sullez retornou à casa de seus pais novamente para trabalhar na produção de fumo, enquanto seu irmão conseguiu emprego em uma empresa. “Já conseguíamos se manter tocando de quinta a domingo em barzinhos, pizzarias e restaurantes, mas a pandemia atrapalhou tudo”.

O período de separação e incertezas levou Dai Sullez a interromper temporariamente sua carreira musical. Somente em 2022, quando conseguiu um emprego como instrutora de música em uma escola e mudou-se para a cidade, ela retomou sua paixão pela música.

Oportunidades são únicas

Na mesma época que dava aula de canto, Dai recebeu um convite para se apresentar na festa do lavrador de São João do Triunfo, o que abriu novas portas para sua carreira. “Era uma quinta-feira, chuva que Deus mandava, não tinha quase ninguém lá, mas mesmo assim eu me apresentei e o do dono da banda Europa que iria tocar naquela noite me viu e gostou. Ele acabou me convidando para ser vocalista freelancer, foi onde eu cantei até janeiro deste ano, mas depois de complicações da Covid19 eu precisei me afastar”, explicou.

Agora, Dai Sullez está recomeçando sua jornada musical, desta vez como artista solo, com apresentações em barzinhos de São Mateus do Sul e será uma das atrações do jantar dançante de 41 anos da ACIASMS. A história de Dai Sullez é uma verdadeira lição de determinação, superação e resiliência. Vinda de origens humildes, ela provou que, com paixão e talento, é possível superar adversidades e conquistar o reconhecimento merecido. Sua jornada é um exemplo inspirador de como os sonhos podem se tornar realidade, independe das circunstâncias e nós da rádio Cultura e Portal 97 estamos na torcida por muitas conquistas na sua carreira e desejamos muito sucesso. De Triunfo para o mundo.

Da redação Portal 97 

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias