Saúde de Canoinhas confirma morte de rapaz por hantavirose

 Saúde de Canoinhas confirma morte de rapaz por hantavirose

Meramente Ilustrativa

Foi confirmada pela secretaria de saúde do município de Canoinhas, a morte de um paciente com o vírus da hantavirose. O jovem de 28 anos faleceu na semana passada com a suspeita da doença e o resultado do exame confirmou que ele estava com o vírus.

Segundo o comunicado, a secretaria de saúde ainda aguarda o resultado para leptospirose para apurar a causa da morte. “É possível uma infecção pelas duas doenças”, disse a secretária de Saúde, Francieli da Costa Colla.

O que é a hantavirose ?

É uma doença infecciosa aguda e grave, causada por um vírus do gênero Hantavírus e que pode levar à morte em apenas 72 horas. No início há febre, tosse seca, dor no corpo, náuseas, diarreia, dor de cabeça, vômitos, dor abdominal, dor torácica, suor e vertigem e pode evoluir para falta de ar intensa.

É transmitida por roedores silvestres através da urina, fezes e saliva. A transmissão mais comum é pela aspiração de poeira contaminada pelo vírus. É característica de áreas rurais, que contamina agricultores, pescadores, trabalhadores de reflorestamento, trabalhadores de galpões, paióis, armazéns fechados e pouco ventilados.

Os roedores silvestres eliminam o vírus na urina fresca, nas fezes e na saliva. A transmissão mais comum ocorre quando as pessoas inalam minúsculos aerossóis, formados a partir da urina, fezes e saliva de roedores silvestres que se misturam na poeira. Menos comumente, pode ocorrer pelo contato direto com roedores, como por mordedura.

Da redação Portal 97 

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias