Governo Estadual entrega primeiros óculos com inteligência artificial para alunos com deficiência visual

 Governo Estadual entrega primeiros óculos com inteligência artificial para alunos com deficiência visual

Foto: AEN

Para promover a melhor inclusão de crianças e adolescentes com deficiência visual, o Governo do Paraná, através da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), está investindo na aquisição de 147 dispositivos de inteligência artificial OrCam MyEye 2.0.

Os equipamentos de tecnologia visual assistiva permitem o acesso fácil e instantâneo a informações em tempo real, com transmissão por áudio. Serão beneficiados todos os estudantes com cegueira total da rede estadual de ensino. O investimento é de R$ 2,19 milhões.

O dispositivo é discreto, mede 7,6 cm de comprimento, e fica acoplado na haste de um óculos comum. O aparelho possui uma câmera inteligente que é capaz de ler instantaneamente textos de qualquer superfície, reconhecer produtos, cores e cédulas de dinheiro em real ou dólar, rótulos, identificação de rostos e até mesmo a cor de uma roupa. Sua velocidade pode ser controlada, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto, permitindo escolher entre voz masculina e feminina, com comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura.

Foto: AEN

O contrato de compra dos 147 aparelhos foi assinado nesta semana pelo secretário da Inovação, Marcelo Rangel.

“Essa é uma das tecnologias mais modernas do mundo, que vai facilitar a inclusão de crianças e jovens. Através dos dispositivos, os alunos terão acesso a informações e oportunidades de aprendizado semelhantes as dos demais colegas. Essa inovação promove inclusão e mais acesso à educação, cultura, esporte, lazer, assistência social, aprendizagem e qualificação profissional”

afirma o secretário.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta terça-feira (22) os primeiros dispositivos de inteligência artificial OrCam MyEye 2.0 para estudantes com cegueira total da rede estadual de ensino.

Portal 97 com informações de AEN.

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942

Últimas notícias