Utilidade pública: as inscrições para o Vestibular 2024 da Unespar estão abertas

 Utilidade pública: as inscrições para o Vestibular 2024 da Unespar estão abertas

Foto: Unespar.

As inscrições para o Vestibular 2024 da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) já estão abertas. O prazo vai até o dia 30 de agosto. As inscrições acontecem de forma online, por meio do site vestibular.unespar.edu.br e sob o pagamento da taxa no valor de R$ 50. A prova será aplicada no dia 8 de outubro, de forma presencial. Confira o edital.

Ao todo, estão sendo ofertadas mais de 2.300 vagas para as cidades de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí, Loanda e União da Vitória, para ingresso a partir do ano que vem. A novidade para este ano são as vagas para os três cursos tecnológicos de Loanda. 

As provas acontecerão nas mesmas cidades em que a Unespar tem campus, não importando se neste campus tem o curso escolhido na inscrição. Neste ano, as provas serão divididas em dois grupos: Grupo I – Prova de Redação e Prova Objetiva de Múltipla Escolha; e Grupo II – Prova de Redação.

Cada curso da Unespar optou por qual grupo de prova seus futuros estudantes deverão resolver, portanto ao escolher prestar o Vestibular para qualquer um dos cursos disponíveis, é necessário verificar qual modalidade de prova deverá fazer. Para conferir informação acerca dos conteúdos programáticos da prova, acesse o Manual do Candidato e da Candidata.

A Unespar reserva 50% das vagas para políticas de ações afirmativas, desta forma, ao se inscrever, o candidato deve optar concorrer pelo sistema de ampla concorrência ou por cotas. A homologação das inscrições será publicada em edital específico, no dia 6 de setembro. Os locais de realização das provas e o ensalamento serão divulgados a partir do dia 28 de setembro. O resultado do Vestibular 2024 será divulgado no dia 22 de novembro.

ISENÇÃO NA INSCRIÇÃO – O pedido para isenção do valor total da taxa de inscrição deverá ser feito entre os dias 24 de julho e 24 de agosto. Poderão solicitar o candidato Inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); Doador de sangue ou de medula óssea, em conformidade a Lei 20310/2020; ou servidor da Unespar que ganhe até três salários mínimos e que não concluiu curso superior. O edital de homologação das inscrições que receberão isenção será divulgado no dia 28 de agosto.

TESTE DE HABILIDADES – Alguns cursos da área das Artes, da Unespar, campi Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP, necessitam de Teste de Habilidades Específicas (THE). São eles: superior em Canto, Composição e Regência, Instrumento e Licenciatura em Música, Artes Cênicas e Música Popular. Para esses cursos, as provas do grupo I e II têm caráter classificatório, e o THE conta como uma 2ª fase do processo seletivo. A convocação de candidatos aprovados para o THE será divulgada no dia 30 de outubro. As provas serão aplicadas entre os dias 9 e 11 de novembro..

ATENDIMENTO ESPECIAL – A Unespar disponibiliza atendimento especial durante a prova do Vestibular para pessoas com necessidades especiais. Para solicitar, o candidato deverá especificar, na ficha de inscrição, sua particularidade, para justificar o pedido e os recursos diferenciados. Nesta modalidade também se encaixam lactantes, que devem seguir as orientações do edital.

Foto: Unespar.

Com informações de AEN.

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias