Primeiro caso de gripe aviária é confirmada no Paraná em ave silvestre

 Primeiro caso de gripe aviária é confirmada no Paraná em ave silvestre

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) informou, em uma nota publicada no sábado, 24, um caso de Influenza Aviária (H5N1) de Alta Patogenicidade (IAAP) em ave silvestre no município de Antonina, Litoral do Estado. Esse é o primeiro caso registrado no Estado, a partir de Trinta-Réis-Real (Thalesseus maximus), sem relação com consumo de carne ou ovos.

Segundo a Adapar, isso não altera o estatus sanitário do Paraná e do Brasil como livre da gripe aviária e não há impacto no comércio internacional de produtos avícolas. Também não há risco no consumo de carne e ovos, pois a doença não é transmitida por meio do consumo e sim de uma ave, seja ela silvestre ou de criadouro, para outra. O risco existe para trabalhadores do setor.

Contudo, foram intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas e silvestres em todo Estado, em especial nas regiões relacionadas a esta localização do caso. O objetivo da Adapar para evitar a disseminação da doença e proteger a avicultura paranaense. No caso de Antonina, não há propriedades de produção comercial no raio de 10 quilômetros do foco localizado.

Da redação com informações da Adapar e imagem/reprodução/divulgação

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias