Paraná passa por revisão de custos da produção de trigo e feijão

 Paraná passa por revisão de custos da produção de trigo e feijão

AEN/divulgação

Técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) levantam informações em visitas para a atualização dos custos do trigo, entre os dias 29 e 30, nos municípios de Dois Vizinhos e Cascavel. Para o feijão, ocorrem nesta terça-feira, 27, no município de Francisco Beltrão. O critério de escolha se deu em razão do volume de produção desses grãos e sua importância para a Região Sul.

Para se saber do custo de produção se soma os valores de todos os recursos utilizados em insumos e serviços durante o processo produtivo. As informações são coletadas por meio de painel, encontro técnico com envolvidos na cadeia produtiva com produtores rurais, representantes de classe (sindicatos, federação, confederação), de cooperativa e associação, de assistência técnica e extensão rural.

O intuito é envolver também movimentos sociais, de órgãos estatais e não estatais ligados à agricultura, de instituição financeira, de pesquisa agropecuária, de centros acadêmicos, de concessionária e ou fabricante de insumos, de máquinas e implementos agrícolas e outros convidados pela Companhia. Esse custo de produção é uma ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas.

De acordo com a Conab, as informações auxiliam nas tomadas de decisões pelos produtores rurais e na formulação de estratégias pelo setor público e privado. Os dados também são utilizados pelo Governo Federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos e no cálculo dos valores de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).

Segundo a Companhia, também servem como referência para os cálculos na obtenção de crédito por meio do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE) e na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Permitindo melhor organização do setor e noção mais aproximada da realidade do meio rural, se sabendo de quanto se gasta para produzir cada um dos grãos estudados.

Da redação com informações e imagem/divulgação AEN/Conab.

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias