Paraná é destaque na preservação ambiental; Brasil no cenário mundial

 Paraná é destaque na preservação ambiental; Brasil no cenário mundial

Diante do estigma mundial do Brasil ser o “país incendiário do mundo”, destruidor do meio ambiente, dentre outras coisas, surge o Paraná como representante nacional, dentre os Estados brasileiros, para coordenar ações e projetos ambientais. Paranaenses tem mais área preservada que usada para plantio de soja, num breve comparativo. Assim como, brasileiros usam apenas 1/3 do território.

A Síntese Ocupação e Uso das Terras no Brasil, publicada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) esclarece um dado interessante: 66,3% do território brasileiro (2/3) é de área destinada à Vegetação Protegida e Preservada. Apenas 30,2% usado no setor Agropecuário, e somente 7,8% para lavouras, ou seja, aproximadamente 664 mil km² dos 8.510.000 km² para os plantios.

Num breve comparação, dos 9.834.000 km² do território dos Estados Unidos da América, 74,3% são usados no setor Agropecuário, destes 17,4% para a agricultura, ou seja, mais de 1,71 milhões de km², outros 29% para pastagens e 27,9% de florestas plantadas ou exploradas. A preservação estadunidense perfaz apenas 19,9% de suas terras. Proporção inversa ao Brasil sobre uso e área preservada.

Em relação ao Brasil, o Paraná tem 6 milhões de hectares de área preservada e usa 5,76 milhões de hectare no cultivo de soja. Segundo o governo paranaense, boa parte desse território em regiões agrícolas, “mantida por agricultores”. “E é por conta desse compromisso com a sustentabilidade que o Estado foi escolhido para coordenar as ações e projetos que envolvam o bioma durante a reunião do Consórcio Brasil Verde”, destaca.

O grupo é constituído por 11 estados focados em uma articulação conjunta para a preservação do meio ambiente e enfrentamento às mudanças climáticas. O encontro ocorreu por videoconferência, por meio da qual foram deliberadas a aprovação final do estatuto do contrato de rateio do Consórcio para 2023, a autorização de cessão de servidores efetivos e a aprovação da identidade visual do grupo.

Essa decisão do Consócio, ainda de março, coloca o Paraná no papel de protagonista em relação ao desenvolvimento sustentável. Nos últimos dois anos, o Estado também foi eleito o mais sustentável do Brasil pelo Ranking de Competitividade dos Estados e, em 2021, foi alçado ao posto de uma das referências mundiais em sustentabilidade pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Da redação com informações da Embrapa e AEN e imagem AEN

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias