UEPG e outras universidade estaduais anunciam greve geral por reposição salarial

 UEPG e outras universidade estaduais anunciam greve geral por reposição salarial

A informação veio da assembleia geral em que os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) decidiram, nesta quarta-feira, 10, por paralisar as atividades a partir de segunda-feira, 15. O movimento se une à Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com decisão aprovada por deflagração de greve, no dia anterior.

Todas essas instituições estaduais de ensino se juntam à Universidade Estadual de Londrina (UEL), em greve desde a segunda-feira, 8. Segundo o Sindicato das Universidades Estaduais do Paraná (Sindunespar), a proposta de paralisação da Unespar teve apoio de quase 80% dos professores. Foram 218 votos favoráveis, 39 contrários e 17 abstenções, conforme informou a organização sindical.

“O Movimento de Greve inicia na segunda-feira, dia 15 de maio. A pauta principal é a defasagem salarial, que desde 2016 não é paga, e está acumulada em 42%”, alega o sindicato. A categoria cobra essa reposição salarial referente à data-base acumulada nos últimos sete anos. Até o momento, o Governo do Estado acenou com uma proposta de 5,79%, a ser paga a partir de agosto.

Os sindicatos também pedem abertura de negociação com a administração estadual. Ainda não há posição do Governo Estadual sobre a paralisação. A greve não afetará os serviços internos da UEPG nem o Restaurante Universitário, segundo informou o Sindunespar. Circula a informação de que há uma mobilização na tentativa de reunir os representantes para negociar essa pauta.

Da redação com informações das Universidades Estaduais e imagem UEPG.

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias