Atletas de São Mateus do Sul garantem medalhas no campeonato brasileiro de jiu-jitsu

 Atletas de São Mateus do Sul garantem medalhas no campeonato brasileiro de jiu-jitsu

Foto: Arte Portal Cultura Sul FM

O campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJ, que é o principal e mais tradicional torneio de arte suave do país, teve início no último sábado (29), no Ginásio José Correa, em Barueri (SP), contando com a presença de três atletas são-mateuenses na competição o quais garantiram medalhas e ótimas colocações em suas categorias.

Felipe Domingos de Lima Chico, Presidente da Associação dos Atletas São-mateuenses e Diretor do Colégio Estadual Duque de Caxias de São Mateus do Sul, em conversa com o Portal Cultura Sul FM, contou que a viabilização da participação dos atletas no campeonato foi realizada pela Associação dos Atletas São-Mateuenses, em parceria com a Secretaria de Esportes e a Prefeitura Municipal, que organizou o transporte dos competidores até São Paulo.

“O desempenho dos atletas no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu foi um exemplo da importância do esporte para a formação de jovens saudáveis e comprometidos com a busca por seus objetivos. A dedicação dos atletas e o apoio da comunidade de São Mateus do Sul foram fundamentais para que essa conquista se tornasse realidade”, contou.

Participaram do Campeonato os atletas:  João Pedro F. de Lima Neto, que disputou na faixa cinza infantil 3 médio, conquistando o 3º lugar; Gustavo Kuczera Drabeski, competiu na faixa cinza infantil 2, categoria meio pesado, consagrando-se vice-campeão brasileiro; e Arley Welke Oliveira, que lutou na categoria infantojuvenil 1, peso galo faixa laranja, conquistando o 3º lugar. Neste primeiro fim de semana de competição, o brasileiro de Jiu-Jitsu foi reservado para as crianças com competições no juvenil 1 e 2.

Arley em busca da medalha na competição

Para o Portal Cultura Sul, Leko Souza, professor de Jiu-Jitsu e pai do atleta Arley, é gratificante ver o resultado do trabalho feito com os jovens. “Eu sou suspeito a falar dou aula de jiu-jitsu pra criança e o Arley cresceu em cima do tatame e vendo as crianças indo pra competições importantes como brasileiro fico muito feliz. Ainda mais quando eles têm resultados significativo como eles tiveram”, destacou Leko.

Nessa segunda-feira (1º), começaram as batalhas nas classes adulto e master. No próximo sábado (6) e domingo (7), acontecem as disputas na faixa-preta, onde serão conhecidos os campeões na elite do esporte, reunindo em média oito mil participantes, segundo os organizadores.

Projeto social Estudar e Lutar

O Presidente da Associação dos Atletas São-mateuenses e Diretor do Colégio Estadual Duque de Caxias de São Mateus do Sul, Felipe Domingos de Lima Chico, destacou que dois atletas que representaram o município, começaram no Jiu-Jitsu, pelo projeto social Estudar e Lutar.

“É relevante destacar que Gustavo Drabeski e João Pedro Neto, que se destacaram no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu representando São Mateus do Sul, iniciaram suas atividades na modalidade através do projeto social Estudar e Lutar, do Colégio Estadual Duque de Caxias. O projeto que visa oferecer aulas de jiu-jitsu para jovens em situação de vulnerabilidade social tem como objetivo promover a inclusão social e o desenvolvimento pessoal e físico dos alunos. Com o apoio de professores e voluntários, os alunos aprendem as técnicas da arte marcial e participam de competições no estado do Paraná e fora dele”, explicou Chico.

Chico relatou que Gustavo e João Pedro foram alguns dos alunos que se destacaram no projeto e que posteriormente se filiaram a academias de jiu-jitsu em São Mateus do Sul. “A participação dos atletas de São Mateus do Sul no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu não apenas destaca o potencial esportivo da região, mas também a importância de projetos sociais como o Estudar e Lutar na formação de novos talentos. Com o apoio de entidades públicas e privadas, é possível fomentar o esporte e promover a inclusão social através do jiu-jitsu e de outras modalidades esportivas”, frisou Chico.

Da redação Cultura Sul

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias