Páscoa: confira os 14 benefícios do consumo do chocolate para o seu cérebro

 Páscoa: confira os 14 benefícios do consumo do chocolate para o seu cérebro

Foto: Internet

A data mais deliciosa do ano, a Páscoa, está chegando e todos estão ansiosos para celebrar esta data sem peso na consciência, afinal, a data pede por chocolate. Além de nos dar uma maravilhosa sensação de bem-estar, o chocolate não traz apenas benefícios imediatos, mas quando consumido de maneira controlada e moderada, o doce pode oferecer uma série de vantagens para o cérebro humano.

Segundo a nutricionista Daniela Noga, os benefícios do chocolate possuem relação com o cacau, a fruta utilizada em sua produção que é rica em flavonoides, compostos orgânicos responsáveis por garantir desenvolvimento das principais atividades cognitivas, melhorando a função cerebral ao aumentar o fluxo de sangue para o cérebro devido às substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina, reduzindo o risco de aterosclerose, doença que consiste no acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, que pode resultar em infarto e AVC.

“Eu super recomento do chocolate. Ele é um ótimo antioxidante, poderoso prevenindo o envelhecimento e as propriedades do cacau também são antidepressivas, porque ele tem triptofano que é precursor de serotonina. Para mulheres com Síndrome de Ovários Policísticos(SOP), ele é indicado por diminuir a resistência de insulina que faz ganhar peso e desenvolver diabetes”, explicou Daniela.

“O chocolate assim como outros alimentos precisa ser observado dentro do contexto de uma dieta balanceada, pois como tem muita gordura, não pode comer em excesso e  devemos escolher os sem açúcar, mais ricos em cacau, lembrando que nem todo chocolate com mais cacau quer dizer que não tem açúcar, é preciso  ler com atenção a embalagem”, destacou a nutricionista Daniela Noga

Para você pode comer seu chocolate sem culpa, separamos 14 benefícios que o chocolate traz para o seu cérebro. Confira:

1. Ajuda a prevenir o Alzheimer: os flavonoides encontrados no cacau estimulam o crescimento de novas células cerebrais, prevenindo a morte das células já existentes.

2.     Contribui para a memória: os flavonoides também aumentam a quantidade de sangue presente no giro denteado, uma área específica do hipocampo, estrutura no cérebro que é relacionada à memória.

3.     Aumenta a libido: algumas substâncias encontradas nos chocolates amargos, como a L-arginina e o zinco, são importantes propulsores de libido, favorecendo a função adrenal e apoiando o desejo sexual.

4.     Melhora o humor: o chocolate também é fonte do aminoácido triptofano, um sintetizados de serotonina, o neurotransmissor que desenvolve a felicidade e controla o humor.

5.     Eleva a qualidade do sono: o triptofano, que também é encontrado no chocolate, tem a função de regular a qualidade do sono e até mesmo estabilizar o apetite, sendo um grande aliado na manutenção do descanso do corpo.

6.     Favorece o bem-estar: quem não fica muito feliz depois de comer um pedacinho de chocolate? Isso acontece porque ele também pode despertar a sensação de bem-estar graças a anandamina, um ácido graxo essencial do ômega 6.

7.     Reduz o estresse: o chocolate é uma fonte de magnésio e rico em tirosina, uma substância que estimula a produção da endorfina, serotonina e da dopamina, ajudando, assim, a reduzir o estresse.

8.     Reduz os sintomas depressivos: por conter a feniletilamina, um neurotransmissor envolvido com a regulação do humor, o chocolate ajuda a liberar endorfinas de bem-estar no cérebro, produzindo uma redução significativa no risco de sintomas depressivos.

9.     Melhora a cognição: consumir cacau leva a melhorias de curto e longo prazo na cognição em geral, facilitando a atenção, a velocidade de processamento e memória no trabalho.

10. Melhora o fluxo sanguíneo: o cacau melhora a saúde dos vasos sanguíneos e pode reduzir a pressão arterial, melhorando o fluxo sanguíneo em geral, que é uma das chaves para a saúde do cérebro.

11. Aumenta os neuroquímicos da paixão: como o chocolate possui feniletilamina, que libera endorfinas no cérebro, um dos neuroquímicos produzidos quando você se apaixona, o consumo de chocolate auxilia nesta área.

12. Reduz a inflamação: os flavonoides também possuem efeito antioxidante e anti-inflamatória, que são associadas a uma variedade de problemas de saúde mental, como depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar e de personalidade e doença de Alzheimer, por exemplo.

13. Aumenta a serotonina: por possuir este neurotransmissor conhecido por melhorar o humor, o aumento da serotonina auxilia na diminuição do risco de depressão, podendo desempenhar, inclusive, um papel importante no desenvolvimento da doença de Alzheimer.

14. Auxilia no aprendizado: os flavonoides encontrados no cacau também ajudam no aprendizado, sendo indicado seu consumo na hora em que estiver estudando.

Daniela destacou ainda, que muitos são os benefícios do chocolate, porém, estas vantagens são encontradas em maior parte no chocolate amargo. “O ideal é 1 ou 2 pedaços pequenos por dia e com mais de 50% de cacau. Dessa forma, seu cérebro terá todos estes benefícios e o seu corpo também”, frisou.

Da redação Cultura Sul

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias