Conheça a história do Nhonho: um cãozinho encantador que precisa da sua ajuda

 Conheça a história do Nhonho: um cãozinho encantador que precisa da sua ajuda

Foto: Arquivo da família cedido ao Portal Cultura Sul

A vida de Nhonho até o momento é marcada por muitos resgastes e pessoas que ajudaram o cãozinho de coração aberto. O cachorro e o irmão dele foram recolhidos por uma família humilde da Vila Palmeirinha, em São Mateus do Sul, os quais resgataram os filhotes de um matagal onde a ninhada vivia.

Porém, o local onde Nhonho ficava não era fechado. Por ficar solto, o cachorro foi atropelado com apenas cinco meses de idade, cuja tragédia causa diversas consequências desde então, sendo a maior delas a imobilidade das patas traseiras.

Foto: Arquivo da família cedido ao Portal Cultura Sul

A equipe de jornalismo do Portal Cultura Sul conversou com Áurea Helena Negri, protetora independente que está auxiliando a família responsável pelo Nhonho, a qual informou que o cão, que hoje tem quase um ano e meio, fez muitas sessões de fisioterapia, pois, devido ao tempo desde o acidente, a cirurgia não era mais possível de ser feita.

No entanto, a fisioterapia não surtiu o resultado esperado pela família adotiva do cão. Além disso, o cachorro machuca o bumbum, o rabo e as pernas todas as vezes que se movimenta. Inclusive, segundo Áurea Helena, certa vez a gravidade dos ferimentos foi tão grande, que Nhonho precisou realizar uma caudectomia, um procedimento cirúrgico que remove totalmente a cauda do animal.

Dentre as dificuldades do animalzinho, a locomoção é a principal. Por não ter uma cadeira de rodas apropriada, além dele se machucar, ele não consegue caminhar direito, o que acaba deixando-o parado na casinha.

O objetivo da família e de todos que ajudam no cuidado com o Nhonho é de conseguir uma cadeira de rodas adequada a sua situação, como o da imagem abaixo. Contudo, o valor é alto.

Foto: Ilustrativa.

Áurea Helena comenta ainda que Nhonho faz uso de fraldas e de roupas cirúrgicas para ajudar a prendê-las. De acordo com a protetora, algumas pessoas já conhecem a história do Nhonho e fazem doações mensais.

Ele ganhou alguns padrinhos que ajudam a manter suas fraldas mensais. Também ganhou uma cadeira de rodas, mas não é adaptada e ele não consegue utilizar por mais de 2 minutos, pois cansa e machuca muito.

explica.
Foto: Arquivo da família cedido ao Portal Cultura Sul

Desta forma, Áurea Helena pede por ajuda financeira e doação de materiais à população que se sensibilizou com a história de Nhonho.

Você pode doar:

  • Materiais de construção (pisos, azulejos, cimento) para arrumar o canil, pois é feito de piso bruto e ele se machuca quando se locomove;
  • Fralda P (adulto);
  • Caminhas e cobertinhas;
  • Ração “Quidog performance” (ele já usa essa marca);
  • Roupas cirúrgicas (para segurar a fralda).

Para quem deseja ajudar financeiramente, Áurea Helena disponibiliza a chave PIX abaixo:

CPF 076.656.219-02 | PagSeguro | Áurea Helena Negri

Por fim, ela deixa também seu contato particular do WhatsApp para quem quiser saber mais sobre a história do Nhonho ou queira doar de outras maneiras, que podem contatá-la por meio do número (42)99866-7016.

Da redação.

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias