Campanha do bem: mobilização incentiva dia de troca de flores e gentilezas nas escolas

 Campanha do bem: mobilização incentiva dia de troca de flores e gentilezas nas escolas

No Colégio Estadual Duque de Caxias de São Mateus do Sul, houve distribuição de abraços como gesto de carinho e gentileza

Hoje dia 20 de abril, um movimento que viralizou nas redes sociais sugere, trocar armas por flores, ódio por cartões de amor, violência por carinho e chocolate. Essa é a proposta do movimento que promete tomar conta das escolas brasileiras nesse dia 20 de abril, quando muitas escolas estão celebrando o “Dia da Compaixão, do Amor e da Gratidão”. 

O movimento é anônimo, surgiu na internet como uma resposta à onda de ameaças às escolas que nas últimas semanas levaram apreensão a pais, mães, professores e estudantes. O movimento escolheu o dia 20 de abril pelo peso que a data possui, data da trágica chacina de Columbine, nos Estados Unidos, em 1999. Naquele dia, dois estudantes armados invadiram a escola e mataram 12 alunos e um professor antes de cometerem suicídio. Esse evento chocou o mundo e levantou preocupações sobre a segurança nas escolas e a violência entre os jovens.

Um vídeo com uma mensagem de amor, compaixão e gratidão, viralizou nas redes sociais e aplicativos de mensagens nos últimos dias. Com trilha sonora de “Imagine”, cantada por John Lennon – ele mesmo uma vítima da violência -, o vídeo tem como objetivo espalhar a paz e convida as pessoas a levar agrados que incluem cartões e abraços para entregar a alguém no colégio nessa quinta-feira (20). A iniciativa não é assinada. Mas está sendo encampada inclusive pela Secretaria Municipal de Educação de São Mateus do Sul (fotos de atividades alusivas ao movimento a baixo), e por várias escolas de todo o Brasil.

Mensagem do vídeo na integra:

Que tal partir da gente, como pais, professores, funcionários um dia de compaixão, amor e gratidão nas escolas do Brasil? E que tal amanhã, 20 de abril, quinta-feira?   Cada criança leva uma flor, um cartão, um abraço para ser distribuído entre professores, colegas, coordenação, direção, toda a equipe da cozinha e limpeza.  Precisamos mudar o foco para um movimento positivo e construtivo. Vamos produzir momentos para compartilhar o bem, dentro e fora da escola. Cada um compartilha nas redes sociais uma frase pelo que é grato dentro do ambiente escolar. Lembre-se da época em que era criança, adolescente dentro de uma instituição de ensino.  Vamos viralizar esse post e também o sentimento de compaixão! Amanhã, 20.04.2023, quinta-feira, compartilhe o bem dentro e fora da escola!

Confira o vídeo que viralizou

Da redação

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Últimas notícias