Falece Rafaela Juka Buaski, jovem triunfense de 13 anos

 Falece Rafaela Juka Buaski, jovem triunfense de 13 anos

A adolescente estava internada desde o dia 21 de fevereiro numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Ponta Grossa. Após passar por atendimento médico em São Mateus do Sul no sábado dia 18, depois retorno ao médico sem apresentar melhora, avaliação em São João do Triunfo e transferência para Ponta Grossa, Rafaela Juka Buaski teve diagnóstico de Meningite e Encefalite, dia 24 de fevereiro.

Tudo iniciou ainda na sexta-feira dia 17 de fevereiro, quando Rafaela reclamou de dores de cabeça e ter sentido um “estralo”, sendo medicada pela mãe e se dirigindo à escola normalmente. No dia seguinte ela foi atendida em São Mateus do Sul, com auxílio de Maria Fernanda, e teve diagnóstico de sinusite, segundo narrou a família. Por não melhorar ela foi levada novamente ao médico, citado crise de ansiedade.

De segunda para terça-feira, a menina começou a inchar e foi encaminhada para o Hospital Imaculada Conceição de São João do Triunfo, sendo transferida para Ponta Grossa quando já não estava falando e sem movimento dos braços e pernas, segundo a família relatou. Nesta data, 21 de fevereiro, quando aguardava uma tomografia, ela teve uma parada cardíaca e foi para a UTI.

A irmã mais velha, Maria Fernanda Juka, postou uma breve homenagem nas redes sociais. “Lutou tanto pela vida mas por algum motivo Deus quis você com Ele… Como é triste ver que a pessoa mais cheia de vida que conheci não está mais entre nós…. Vai com Deus nossa estrelinha! Cuida de nós aí em cima! Sempre iremos te amar!”, escreveu confirmando o falecimento.

A redação do Portal Cultura Sul conversou com Maria Fernanda Juka, no dia 28 de fevereiro, quando a família promovia uma campanha de Ação entre Amigos para ajudar nas despesas com os deslocamentos até Ponta Grossa e somava solidariedade por meio de oração pela recuperação de Rafaela Juka Buaski. A irmã mora em São Mateus do Sul e buscou apoio para a adolescente.

O diagnóstico veio somente na sexta-feira, dia 24: Meningite e Encefalite. Segundo Fernanda disse a reportagem, o neurologista que atendeu sua irmã afirmou que se a transferência demorasse mais três horas, elas perderiam a Rafaela. Nessas três últimas semanas, a equipe médica de Ponta Grossa tentava a recuperação do quadro clínico, enquanto a família se concentrava em orações e solidariedade.

Segundo informou a família, o corpo da adolescente será transladado para São João do Triunfo e, em seguida, velado na Capela do Cemitério Municipal, o sepultamento será as 17h desta terça-feira no mesmo local.

Da redação com imagem/reprodução redes sociais/arquivo da família

Últimas notícias