Pais cobram adequações em CMEI e secretaria agenda reunião com propostas

 Pais cobram adequações em CMEI e secretaria agenda reunião com propostas

O local não seria apropriado para uso como Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). O Anjo da Guarda, da Vila Pinheirinho, funciona num sobrado alugado, de forma provisória. A Secretaria de Educação confirmou uma reunião para a próxima quarta-feira (22/02), na busca de diálogo e apontando soluções.

“Vamos discutir as demandas que os pais estão reivindicando e o que vamos fazer para melhorar”, disse a secretária de Educação e Cultura de São Mateus do Sul, Liliane Santa Ana. A não liberação do Corpo de Bombeiros, do antigo espaço ocupado pelo CMEI, levou ao aluguel de um imóvel para abrigar a escola, no mês passado. É um sobrado, mas com autorização prévia para funcionar.

Uma pessoa ouvida pela reportagem relatou, por exemplo, o refeitório ser aberto e em período de chuvas supostamente ter molhado alunos. O uso do segundo pavimento, e a existência de escada, também estaria preocupando alguns pais, segundo as informações recebidas. Também, a ausência de mais espaço para as aproximadamente 85 crianças brincarem.

No ano passado, conforme apurou a reportagem, em outubro foi informado a impossibilidade de usar o antigo prédio que abrigava o CMEI. Tubulação de gás inadequada, além de mofo e paredes comprometidas. Inclusive com perigo de o teto desabar. Disso, a mudança neste ano para o espaço provisório no sobrado alugado, após informado em assembleia com os pais.

Liliane Santa Ana menciona a autorização (e não ser visto como problema) o prédio de dois andares. Os bombeiros solicitaram a colocação de extintores e indicação das saídas de emergência, apenas, como adequações necessárias. A aceitação das condições, segundo a secretária e mesmo citando a questão provisória, teria sido acordado com a comunidade escolar, estando todos cientes.

Contudo, a proposição a ser apresentada é de acertar a situação. A secretária pretende oferecer vagas em outros CMEIs na região próxima, para reduzir o número de alunos. Além de conversar sobre adequações necessárias como colocar grama sintética sobre o piso bruto. Supostamente, também, a prefeitura estaria estudando a aquisição de um novo espaço para transferir o Anjo da Guarda.

Da redação

Últimas notícias