Em Antonio Olinto está uma das maiores fazendas produtoras de Kiwi do Paraná; você sabia?

 Em Antonio Olinto está uma das maiores fazendas produtoras de Kiwi do Paraná; você sabia?

Foto: AEN

De origem chinesa, o Kiwi ganhou o mundo e é bastante popular na mesa do brasileiro e do paranaense. Mas, você sabia que há 45km de São Mateus do Sul está um dos maiores produtores de kiwi do Estado e do País?

A redação do Portal Cultura Sul visitou uma das maiores fazendas produtoras de kiwi, localizada em Antonio Olinto, município de 7.421 habitantes. A Frutax/Aviexp produz e comercializa kiwi, maçã e ameixa há quase 40 anos.

Lá, conversamos com Estefano Hupalo e com Ezequias Gomes do Nascimento, gerente administrativo da fazenda, para conhecer os pomares e entender o processo de colheita. Essa reportagem faz parte de uma série do Portal Cultura Sul acerca das grandes riquezas da nossa região, das quais grande parte das pessoas desconhece.

Foto: Arquivo Portal Cultura Sul

A empresa é a líder de produção de Kiwi em Antonio Olinto. São 28 hectares de área plantada da fruta e uma colheita estimada em 550 a 600 toneladas por ano. Só em 2022, foram 542 toneladas de kiwi que viaja uns bons quilômetros para alimentar o Brasil.

Para Ezequias, um dos fatores que garantem um bom desempenho do cultivo é o clima:

“O clima aqui em Antonio Olinto é ameno, muito bom para o desenvolvimento da fruta. O kiwi daqui é doce, todo mundo gosta. Tanto que a fruta vai para vários cantos do Brasil, como São Paulo, Rio, Bahia, Brasília”.

afirma.

Estefano e Ezequias explicam que o período de colheita começa em março – daqui algumas semanas – e se estende até meados de maio. Segundo Ezequias, a fazenda é responsável pela produção de três variedades de kiwi: Monty, Abbott e Bruno; as quais possuem épocas distintas de colheita, a variedade Bruno, por exemplo, é uma das primeiras a ser colhida, seguida pelo Abbott e mais tarde o Monty.

Depois de colhido, a primeira parada é na expedição/classificação, situada em Contenda, Região Metropolitana de Curitiba. Lá o kiwi é higienizado, pesado e embalado. Sai em pacotes de 600 gramas, em caixas com 20 embalagens, ou a granel, com oito quilos. De Contenda, o fruto é distribuído e ganha os mercados do Sul, Sudeste e Nordeste do País.

Embora o kiwi seja o “carro chefe” da fazenda, lá se cultiva maçã e ameixa, os quais possuem 12 hectares de lavoura cada, as quais produzem cerca de 380 a 450 toneladas de maçã e de ameixa. Isto é, são mais de 40 hectares dedicados aos frutos. Contudo, a fazenda tem pretensão de evolui e aumentar cada vez mais sua capacidade produtiva. “Pretendemos em até cinco anos mais que dobrar, chegando a 100 hectares”, explica o gerente.

De acordo com Estefano, a importância da fazenda é indiscutível, isso porque aproximadamente 34 famílias tiram seu sustento a partir dos frutos, por isso destaca ser fundamental a valorização local do título imponente que a fazenda carrega.

A produção paranaense de kiwi, considerada a segunda maior do País, está centralizada nas regiões Sul e Centro-Sul com Antonio Olinto puxando a fila (20,7%), seguido por Araucária (18,1%), Mallet (17,3%), Porto Amazonas (11%) e Lapa (8,3%). Conjunto de cidades que abrange 75,4% do total de kiwi produzido.

Da redação com informações de AEN.

Arquivo Portal Cultura Sul

Últimas notícias