Antonio Olinto e São Mateus do Sul têm aumento no número de alunos, mas possuem mesma quantidade de escolas

 Antonio Olinto e São Mateus do Sul têm aumento no número de alunos, mas possuem mesma quantidade de escolas

Foto: Reprodução da internet

A acesso à educação, além de ser um direito constitucional, é dever do Estado e do município em prover à população. Contudo, durante os últimos anos, esse acesso ficou descontinuado em muito lugares devido à pandemia do Covid-19. O cenário era dramático, uma vez que nem todas as famílias possuíam os aparatos tecnológicos que foram fundamentais para a educação ou mesmo condições financeiras para suportar tamanhas mudanças. Sem ser restrito aos alunos, os professores também sofreram com as dificuldades da época.

De acordo com o Senado, todas as adversidades advindas do momento pandêmico resultaram em déficits, seja no ensino, no acesso ou mesmo no aprendizado, cujos aspectos marcaram uma geração de alunos que, infelizmente, carregarão essas consequências a longo prazo.

Tais mudanças também foram percebidas nos municípios da região, os quais apresentaram aumentos percentuais consideráveis quando comparado 2020 e 2023.

A redação do Portal Cultura Sul investigou os dados fornecidos pelas Secretarias de Educação de três municípios: Antonio Olinto, São Mateus do Sul e São João do Triunfo.

Em Antonio Olinto, por exemplo, houve um aumento de 12,3% no número de alunos. Enquanto São Mateus do Sul registrou um aumento de 2,22% em alunos de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e 3,4% em escolas municipais. Já São João do Triunfo possui em média 1,3 mil alunos matriculados, sendo que, de 2018 a 2023, houve um déficit de aproximadamente 160 alunos na rede municipal.

Conforme dados da Secretaria de Educação de São Mateus do Sul, em 2022, o município possuía 1.350 alunos em CMEI’s e em 2023, 1.469. Isto é, um aumento percentual de 8,8%. No entanto, o número de Centros Educacionais permanece igual em ambos os anos: 12 instituições. O mesmo ocorre em São João do Triunfo, que apresenta 10 escolas desde 2020.

O cenário se repete em Antonio Olinto. Embora o crescimento percentual tenha sido de 12,3%, o total de escolas entre 2020 e 2023 é o mesmo: 4 escolas que ofertam ensino fundamental e educação infantil e 1 CMEI, conforme informações da Secretaria de Educação do município.

As três secretarias informaram que têm investido em melhorias tanto tecnológicas quanto estruturais das escolas e CMEI’s, garantindo a manutenção das mesmas. Em São João do Triunfo, por exemplo, a Secretaria alegou que foram investidos mais de R$1.500.00,00 (um milhão e quinhentos mil reais) em tabletes, tvs, impressoras, computadores, notebooks e equipamentos de informática em todas as 10 (dez) escolas do município.

Da redação.

Últimas notícias