Paraná é o 3º estado com mais motoristas reprovados em exames toxicológicos

 Paraná é o 3º estado com mais motoristas reprovados em exames toxicológicos

Foto: PRF

O Paraná é o terceiro estado do Brasil com o maior número de motoristas reprovados no exame toxicológico, que analisa o uso de drogas por condutores de veículos. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Toxicologia, no período de março de 2016 até agosto de 2022, quase 24,5 mil motoristas do estado foram pegos em flagrante no exame.

Só no último fim de semana, nos dias 14 e 15 de janeiro, foram registrados dois casos de acidentes de trânsito envolvendo motoristas de caminhão que tinham usado álcool e drogas.

A legislação brasileira prevê, desde 2016, que todo motorista profissional de CNH C, D ou E (vans, ônibus, caminhões, carretas) seja obrigado a realizar o exame toxicológico no momento da obtenção ou renovação da CNH e também no exame periódico que deve ser realizado a cada dois anos.

Outro pilar que exige o exame é a CLT, as transportadoras devem exigir dos funcionários o toxicológico na admissão, demissão e periódico. Segundo a Associação Brasileira de Toxicologia, a frequência de testagem dos motoristas profissionais deveria ser mais alta.

De acordo com os dados da ABTox, no Brasil, a cada dez laudos positivos para drogas, quatro são de motoristas de caminhão e carreta.

A SOS Estradas, movimento que reúne pessoas ligadas a entidades de vítimas de trânsito, trabalha para reunir ideias simples para redução da violência nas rodovias. A entidade aponta que um dos motivos do uso de drogas pelos motoristas é fruto de uma jornada de trabalho excessiva.

Os cinco estados que mais tiveram seus motoristas flagrados no exame toxicológico entre 2016 e 2022 foram São Paulo (64 mil motoristas), Minas Gerais (32 mil), Paraná (24 mil), Rio Grande do Sul (23 mil) e Santa Catarina (18 mil). 

Com informações de BandNews FM e Portal Paraná

Últimas notícias