Apenas JTI assina protocolo de correção do preço do fumo com percentual de 30,17%

 Apenas JTI assina protocolo de correção do preço do fumo com percentual de 30,17%

Foto: Afubra

A comissão representativa dos produtores de tabaco, formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, aceitou a proposta da Japan Tobacco International (JTI). A única fumageira que fechou o acordo, reajustando em 30,17%.

As entidades assinaram o protocolo com a JTI, no fim da tarde de terça-feira (17/01), reajustando a tabela de preço do tabaco da safra 2022/2023. O índice de 30,17%, apurado durante o levantamento do custo de produção em conjunto não chegou aos percentuais pretendidos inicialmente, mas foi levado em conta o cumprimento do acordo assinado para a safra passada por parte da fumageira.

Segundo divulgou a assessoria da Afubra, no período 2021/2022 se estabelecia a reposição do custo de produção e manteve o percentual de ganho real acordado. “O acordo só foi possível pois as entidades mantiveram um intenso diálogo para o avanço da negociação”, informou a assessoria. Apesar do anúncio positivo para os produtores integrados com a JTI, com as demais empresas foi diferente.

Os encontros ocorreram na Afubra, em Santa Cruz do Sul. Além da JTI, as reuniões foram realizadas com as empresas BAT, China Brasil Tabacos, Universal Leaf, Alliance One, CTA, UTC, Tabacos Marasca e Brasfumo. “As mesmas, apesar do levantamento do custo de produção em conjunto, na mesa de negociação não consideram este custo, oferecendo reajuste abaixo dos índices apurados”, informou a entidade.

Enquanto isso, os organismos representativos dos produtores continuam, segundo a Afubra, “abertas à negociação com as demais empresas. Porém, deixam claro que o ponto de partida é a variação do custo de produção individual e mais a adequação nas tabelas das classes que estão defasadas”. A segunda rodada de para definição do preço ocorreu nesta segunda-feira (16/01) e terça-feira (17/01).

Da redação com informações e imagem da Afubra

Últimas notícias