Rotary Club informa suspensão do concurso de Ornamentação Natalina após post mudando critérios

 Rotary Club informa suspensão do concurso de Ornamentação Natalina após post mudando critérios

A situação está pendente de esclarecimentos desde a terça-feira (20/12) quando uma nota oficial informou a suspensão. Antes disso, uma postagem havia alterado a forma de avaliação do Concurso de Ornamentação Natalina de São Mateus do Sul, mas desapareceu das redes sociais. A entidade não respondeu ao contato para esclarecer esses fatos inerentes. A Prefeitura é responsável apenas por pagar o prêmio.

As publicações oficiais dispostas na página do “Rotary Club de São Mateus do Sul – Xisto do Iguaçu” datam 17 de dezembro e a próxima é de 20 de dezembro, informando a suspensão temporária. Mas entre elas, uma outra publicação foi postada, estaria alterando a forma de avaliação, porém desapareceu das redes sociais, sem esclarecimentos relativos à situação ou motivos de isso ter ocorrido.

A referida publicação, de 19 de dezembro, informava que a comissão organizadora não iria contabilizar votos do Instagram por serem considerados irregulares, segundo o post. Por outro lado, os votos da rede social Facebook seriam válidos. Colocando, ainda, que os votos dessa rede (Facebook), se tivessem algum indício de fraude, o concurso seria imediatamente cancelado.

Após essa publicação desaparecer, surgiu a informação do “Concurso suspenso temporariamente”, em nota oficial publicada na página do Rotary Club dia 20 de dezembro. Segundo essa nota, a “Comissão Organizadora do Concurso de Ornamentação Natalina de São Mateus do Sul”, havia detectado “a apuração de votos irregulares, ocorridos na rede social Instagram“.

Por conta disso, fez contato com a “Secretaria Municipal de Educação e Cultura em ofício próprio, em resposta contida no Ofício nº 730/2022, solicitando que o Concurso fosse suspenso por prazo indeterminado para apuração dos fatos. Após a apuração [dos fatos] pela procuradoria do município, será aberto novo prazo para votação”. Seguida do pedido de compreensão de todos, mas caladas as informações desde então.

Chegando ao sexto dia do silêncio, e passando o período natalino, a reportagem levantou essas informações e questionou a prefeitura, por meio da assessoria, e o Rotary Club de São Mateus do Sul sobre a própria veracidade da publicação feita e que desapareceu, bem como, o andamento dessa situação. Até pela informação pública inerente aos participantes envolvidos na espera por respostas sobre tudo isso.

O Rotary Club de São Mateus do Sul não respondeu, a partir do telefone veiculado junto do concurso até o fechamento da reportagem. Da parte da prefeitura a colocação é de que “como o pagamento do recurso é público somos responsáveis pela suspensão não pela organização”. No caso, apenas cabe à gestão municipal pagar o prêmio. Os demais critérios da própria organização e métodos são do Rotary Club.

Da redação com informações do Rotary Club de São Mateus do Sul e prefeitura sobre o concurso e imagem/reprodução da divulgação feita

Últimas notícias