São Mateus do Sul recebe exposição de cinema de animação e produção de filmes

 São Mateus do Sul recebe exposição de cinema de animação e produção de filmes

Arquivo Portal Cultura Sul FM

Um projeto que objetiva apresentar o cinema de animação de forma simples para crianças e adolescentes, possibilitar que os participantes produzam filmes animados e desenvolver habilidades comunicativas e cognitivas, como imaginação e criatividade. Essa é a proposta da Exposição “Maleta Mágica”, que ocorreu no Colégio Estadual Duque de Caxias nos dias 03 e 04 de novembro e que impactou quase 200 alunos.

A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura, idealizada pelo Térreo Estúdio, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem importante patrocínio cultural da WestRock e da FS Bioenergia. Além disso, o apoio local é da Secretaria de Educação de São Mateus do Sul.

O produtor executivo, Guilherme Mello, comenta que, embora o projeto tenha sido desenvolvido em 2018, ele só foi implementado nesse ano por conta da pandemia, sendo São Mateus do Sul o primeiro município a receber a equipe idealizadora.

Oficinas de técnicas de animação

A partir dos ensinamentos acerca das técnicas de animação por meio de oficinas, como de Taumatoscópios, os participantes terão, então, a oportunidade de criar suas próprias animações, utilizando as Maletas Mágicas como ferramenta. Construída exclusivamente para o projeto, a maleta funciona como suporte para as animações, que serão produzidas com a ajuda de um smartphone e de um software específico.

“Ao abrir a Maleta Mágica, ela se torna um cenário para captura de imagens e guarda dentro de si diversos objetos e personagens feitos de material reciclado, que podem ser utilizados nos filmes produzidos. São vários cenários disponíveis, como floresta, fazenda, praia e cidade, para que a criançada possa soltar toda a sua imaginação”

diz Guilherme Mello, um dos produtores do projeto.

“Quando a criança tem contato com a arte da animação, ela desenvolve habilidades em todas as áreas do conhecimento, pois é uma linguagem totalmente interdisciplinar. É possível aprender, por exemplo, português, na criação de roteiros; matemática, contabilizando o número de quadros por segundo; artes, desenvolvendo seus talentos e habilidades; além de aprimorar sua compreensão, tanto espacial e numérica como humanística e social”

afirma Mateus de Jesus, do Térreo Estúdio.

Ampliando horizontes e desenvolvendo habilidades

Os alunos participantes ficam, em média, 50 minutos circulando por três oficinas, sendo que, em cada uma delas, eles são expostos a inúmeras possibilidades de aprendizado, seja em matemática, roteirização ou criação audiovisual.

Em entrevista ao Portal Cultura Sul FM, Guilherme Mello, produtor do projeto, contou um pouco sobre a sua experiência nesses dias em nossa cidade

Arquivo Portal Cultura Sul FM

“As crianças estão sendo muito incríveis com a gente. Acredito que nós conseguimos atingir elas de uma forma bem rápida, elas receberam as informações e vão transformá-las em outras coisas dentro da imaginário delas, dependendo da criatividade de cada um. As crianças estão gostando super do projeto e a equipe também está super animada em aplicá-lo”

Guilherme Mello, produtor executivo.

Para a aluna Isabeli, do Colégio Municipal Dr. Paulo Fortes, a oficina do Taumatoscópio foi muito divertida, já que ela percebeu a criação de uma animação por meio de um simples desenho em movimento. Além disso, ela se divertiu com as amigas na oficina Maleta Mágica, onde criou vídeos e histórias em conjunto.

Segundo a assessora pedagógica e de projetos na Secretaria Municipal de Educação, Márcia Bensoni Mizga, o projeto impacta diretamente na educação dos jovens e na formação dos professores, haja vista que os alunos aprendem na prática as competências relacionadas ao cinema e os professores aprendem novas estratégias de mobilizar os alunos, ou seja, o projeto, de modo geral, aprimora a criatividade de todos.

Próximas cidades

O projeto passará por diferentes cidades e estados durante o mês de novembro. Após São Mateus do Sul, a iniciativa chegará aos municípios catarinenses de Três Barras (07 e 08) e Canoinhas (10 e 11). Logo depois, será a vez de duas cidades no Mato Grosso: Sorriso (20, 21 e 22) e Lucas do Rio Verde (24, 25 e 26).

Da Redação do Portal Cultura Sul FM.

Últimas notícias