Evento técnico e de ciência será realizado nesta terça-feira e amanhã em Porto União da Vitória

 Evento técnico e de ciência será realizado nesta terça-feira e amanhã em Porto União da Vitória

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus União da Vitória promove evento de ciência, com erva-mate presente no primeiro dia. Os encontros serão realizados nesta terça-feira (08/11) e quarta-feira (09/11) em espaços de bares de Porto União e União da Vitória, no chamado Pint of Science, festival internacional realizado no Brasil desde 2015 e na região há dois anos, com restrição da pandemia de Covid-19.

“Uma noite para brindar à ciência. Este é o objetivo inicial do festival internacional Pint of Science, uma oportunidade para falar sobre ciência de forma descontraída e fora de ambientes universitários”, divulgou o IFPR. Esses encontros organizados pelo Campus iniciam nesta terça-feira (08/11), no bar Growlers Club às 19h30, tendo como tema “A Nova Cadeia Produtiva da Erva-Mate.”

Para falar sobre o assunto, o IFPR convidou o engenheiro agrônomo do IDR, Jair de Mello, e pelo presidente do Conselho Gestor da Erva-mate (Cogemate), Nei Kukla. Na quarta-feira (09/11) o tema é “Ser ou Não Ser: Veja Fé e Ciência Dá Match?” Esse encontro será sediado no 1005 Food, na quarta-feira (09/11) às 19h30, com palestra do padre Emílio Bortolini e do professor de história do campus, Vitor Gregório.

O evento será aberto ao público e não será cobrada taxa de inscrição. Segundo o IFPR, o Pint of Science é o maior debate de ciência do mundo que ocorre fora dos ambientes universitários. O festival visa oferecer palestras interessantes e relevantes sobre as últimas pesquisas científicas em um formato acessível ao público – principalmente em bares, pubs, cafés e outros espaços públicos.

O festival chegou ao Brasil em 2015, organizado pelo Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos. Desde então o festival já aconteceu em 179 cidades de todo o Brasil até 2019. No Campus União da Vitória o projeto teve início em 2020, mas devido às restrições impostas pela pandemia, este será o primeiro ano em que o evento ocorrerá de forma presencial.

Da redação com informações e imagem/divulgação do IFPR

Últimas notícias