Encontro gratuito para a comunidade surda será realizado em Irati com apoio de entidades

 Encontro gratuito para a comunidade surda será realizado em Irati com apoio de entidades

A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Irati (Aspada) é responsável pela organização do encontro para a comunidade surda, a ser realizado no Parque Aquático do município. O evento será gratuito no dia 09 de outubro, próximo domingo a partir das 14h. O objetivo, conforme os organizadores, é reunir as pessoas surdas para que interajam e comemorem as conquistas alcançadas ao longo da história.

A Aspada tem um trabalho voltada para a comunidade surda e para os que são ouvintes e dominam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A associação conta com apoio da Prefeitura de Irati, loja Afubra, além da participação da Unicentro, CELEM de Libras e surdos de Irati e região. O evento é aberto para a população em geral e visa conscientizar sobre a inclusão da comunidade surda no cotidiano das pessoas.

A programação conta com várias atrações, como piadas, teatros, gincanas, sorteio de brindes e lanches. Sendo alusivo ao Setembro Azul, com datas que marcaram a história dos surdos no país e no mundo. Em 23 de setembro, comemora-se o Dia Internacional da Língua de Sinais, dia 26 é comemorado o Dia Nacional do Surdo e 30 de setembro é o Dia Internacional do Surdo e Dia do Profissional Tradutor Intérprete de Libras.

A tradutora e interprete de Libras pela SEED e Unicentro, e vice-presidente da Aspada, Gislaine Fernandes Stopassoli, menciona que os surdos já alcançaram muitas vitórias na sociedade, pois, antigamente eram proibidos de usar a língua de sinais e hoje possuem o direito linguístico.  No entanto, ainda é necessário lutar por outros direitos. “Continuamos lutando pela acessibilidade linguística nos atendimentos nos locais públicos”, cita.

“Os surdos não precisam de assistencialismo, precisam somente que as pessoas saibam a língua deles, que é a Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, destacou Gislaine. Sobre o evento em si, segundo ela, a proposta de fazer num espaço público e aberto permite a participação das pessoas presentes no Parque Aquático. Além da possibilidade de interagir com o pessoal veja a comunidade surda.

Da redação com informações e arte da prefeitura de Irati

Últimas notícias