Nova edição do Mapa Político do Brasil é lançado pelo IBGE depois de cinco anos da anterior

 Nova edição do Mapa Político do Brasil é lançado pelo IBGE depois de cinco anos da anterior

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (26/09), a nova edição do Mapa Político do Brasil, versão 2021, na escala 1:5.000.000, onde 1 cm corresponde a 50 km no terreno. Assim apresenta a organização político-administrativa do país através de seus 26 estados e do distrito federal e a sede dos municípios selecionados para representação nessa escala.

A última produção do mapa ocorreu em 2016.  “A periodicidade para a publicação deste produto é a cada 5 anos, considerando-se atualizações promovidas na base que dá origem ao mapa e demandas por versões impressas,” explicou Sonia do Nascimento, gerente de Preparo e Publicação da Coordenação de Geodésia e Cartografia (CGC) do IBGE. Em 2020 uma versão exclusivamente para impressão e distribuição, foi distribuída.

Leila Freitas, gerente de Cartografia da CGC, citou as principais mudanças que ocorreram na publicação nesses cinco anos. Segundo ela, as atualizações basicamente envolvem elementos associados à geração de energia, sistemas aeroportuário, rodoviário e ferroviário, bem como a padronização de nomes das feições geográficas. Também apresenta uma tabela atualizada que relaciona às unidades da federação.

Contempla, ainda, suas respectivas capitais, população residente estimada para 2021, área territorial, total de municípios e densidade demográfica. As informações cartográficas retratadas no mapa são classificadas em oito categorias: Hidrografia: corpos d’água e ilhas; Sistema de transporte: rodovias, ferrovias, portos e aeródromos; Localidades: classificadas conforme a população.

Nessa escala, nas regiões onde não é possível a representação de todas as localidades, retratam-se aquelas de maior população; Limites: internacionais (caráter informativo), estaduais e distrital e linhas náuticas; Energia e comunicações: usinas; Pontos de referência: pontos extremos; Relevo: montes e picos; e Toponímia: segundo os critérios estabelecidos pela Gerência de Nomes Geográficos (GNG) do IBGE. A versão 2021 está disponível para download em formato GeoPDF . Clique aqui para ser direcionado para a página.

Da redação com informações e imagem do IBGE

Últimas notícias