2ª Conferência da Fumicultura em Rio Azul trata de empreendedorismo, saúde, redes sociais e preço

 2ª Conferência da Fumicultura em Rio Azul trata de empreendedorismo, saúde, redes sociais e preço

Depois do sucesso em congregar ideias e organizar a 1ª Conferência da Fumicultura com mais de 300 participantes em dezembro de 2021, os produtores José Natal Pichibileski e Alceia Jacyszyn comandam a realização de novo evento. Nesta sexta-feira (19/08), a partir das 13h30, o Centro de Eventos Martins de Rio Azul recebe os convidados de honra – produtores de fumo e promove palestras direcionadas.

O foco é promover a troca de informações entre os produtores e fortalecer a união em torno da cadeia produtiva do tabaco. Estarão presentes representantes das páginas Brasil Tabacos, Fumicultores do Brasil, Fumicultores Unidos, Grupo Tabaco Tradição e Renda, Guerreiros da Lavoura e Casal Colono. O evento conta com apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e dos sindicatos da região.

José Natal Pichibileski e Alceia Jacyszyn tomam frente dessa discussão por melhores condições de renda e bem-estar na propriedade. É esperado o reajuste do preço no mesmo percentual do acréscimo sobre os insumos, dentre outras coisas. Mas a saúde do agricultor, a organização da propriedade e condução empreendedora também fazem parte da Conferência. Somada da importância das redes sociais.

Os organizadores convidaram as fumageiras para ouvirem essas demandas e posicionamentos da classe, bem como a Copel. Dentre os palestrantes, Francisco Eraldo Konkol vai falar sobre a negociação de preço do fumo. Ele representa a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) na Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração do Tabaco (Cadec).

Temática presente também na fala de Mesaque Kecot Veres, presidente do Sindicato Patronal Rural de Irati e representante pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). A Cadec tem esse papel de sentar à mesa com as empresas para chegar ao acordo sobre o preço. São representantes dos sindicatos patronais, mais os rurais e Afubra na representação dos fumicultores nessa negociação.

Também, Giovane Luiz Weber, agricultor e representante da página Fumicultores do Brasil, e o agricultor Emerson Gabriel Woiciechovski, da página Fumicultores Unidos vão abordar a importância da rede social ao fumicultor. Bem como as relações de luta dos produtores por melhores condições de vida, saúde e bem-estar no meio rural. Tema também, da secretária de saúde de Rio Azul, Cristiana Maria Schvaidak.

Outro assunto da 2ª Conferência da Fumicultura é o planejamento e organização das finanças. Assunto que incide sobre a vida familiar em qualquer meio. No caso dos agricultores, o bom entendimento do assunto pode fazer com que o dinheiro recebido ofereça melhores condições de vida para todos da família. O planejador financeiro Bruno Aoki aborda essas questões e o empreendedorismo.

Da redação com informações do evento e imagem reprodução da divulgação da Conferência

Últimas notícias